Quando se diz que é de Minas... logo aparecem os pedidos e comentários...
"Hum, pão de queijo, feijão tropeiro"... "Ah! Fala um pouquinho... picadim igual mineirim"...
Isso acontece sempre! Logo que mudei para a capital achava estranho essa euforia...
hoje acho é graça! =)
E quando chega o tempo de festa junina... é batata! Os pedidos por doces típicos, comidinha de
roça aparecem. Ainda mais quando se mora em condomínio e o "pula fogueira" é obrigatório.
Prá você que não vai prá nenhuma festança... num fica tristizim, abatidim não, sô!
...simbora fazê um docim mode cê ficá numa aligríia imensa, uai!
Pé de moleque: É um doce firme e crocante feito com amendoim.
O doce mais delicado ganhou o nome de...
Pé de moça: O leite condensado faz com que doce fique macio -
Essa é a origem do nome, macio como
deve ser um pé de moça!
|
Doce Pé de Moça
Meio quilo de amendoim (torrado e sem pele)* 2 xícaras (chá) açúcar 1 lata de leite condensado 1 colher (sopa) manteiga (ou margarina) 1 colher (sopa) chocolate em pó (ou mais a seu gosto)
Modo de preparo
Açúcar, manteiga, chocolate e o amendoim, mexa bem até que forme o ponto de um *caramelo. Continue mexendo e agregue o leite condensado. Deve mexer até desgrudar do fundo da panela. Desligar e despejar em um tabuleiro untado. Quando estiver frio, corte em quadradinhos e passe no açúcar refinado.
Notas: 2. Se quiser um sabor mais acentuado, acrescente os primeiros ingredientes sem o amendoim. Quando estiver caramelando adicione o amendoim e mexa bem. 3. Na hora de passar no açúcar refinado, experimente acrescentar um pouquinho de amendoim triturado. 4. Prefiro as panelas de fundo grosso como as de alumínio batido, evitando assim que o doce queime.
Atualizado: * Se você não tiver prática com o caramelo pq tem que ter muita força para mexer o doce. Então tente fazer da seguinte forma:
Coloque na panela a mistura (exceto leite condensado), mexa até ficar em ponto de fio (antes de virar o caramelo). Abaixe o fogo, vá acrescentando o leite condensado e misture bem até sentir que vai soltando da panela como um brigadeiro. Depois é só despejar na forma ou em uma pedra de mármore e deixa esfriar. |
|
Fica assim puxa-puxa e crocantim...
Êê pezim bão dimordê! Mah adispois num tem fuguêra que dê jeito... vai tê mess quíi dançá muita quadríia prá queimá as caluríia! =]
|