23/02/2011

Lanche: Croque-Monsieur/ Madame à La crème

Olá!
Por aqui estamos mais para lanche do qualquer outra coisa...
nesse verão (abafadim purdimais) tropical.
Esse é um clássico e aqui em casa fazemos nossas variações...
de forma a agradar o paladar de cada um.

Estou tentando colocar as visitas em dia pós-folga =)...
Porém meu trabalho com as fotomontagens requer concentração para sair uma arte legal,
por isso ainda estou em falta com algumas cumadis...

Agradeço sempre... a consideração, compreensão e respeito de cada amado que entra aqui para me visitar e aos que deixam sempre uma prosa com carinho.


Croque-Monsieur

O nome é baseado no verbo "to crunch" e na palavra "Monsieur" .
Embora sua origem seja desconhecida, existe muita especulação sobre como ele foi criado.
Existe um registro que o primeiro foi servido no verão em 1910, num bar inglês chamado Le Trou dans Le Mur, que ficava no Boulevard des Capucines, em Paris.
O Croque-Monsieur também é considerado uma adaptação melhorada do Welsh Rarebit inglês, e a principal diferença é o acréscimo do presunto na receita francesa.

Variações

Provençal: Com tomate
Auvergnat: Com queijo Bleu d'Auvergne
Gagnet: Com queijo Gouda e salsicha
Norvégien: Com salmão defumado no lugar do presunto
Tartiflette: Com batata fatiada e queijo Reblochon
Bolognese: Com molho bolonhesa
Señor: Com molho de tomate
Hawaiian: Com uma fatia de abacaxi



Croque-Mousieur/ Madame à La Crème

Ingredientes

Fiz um molho branco com: Cebola picadinha, leite, trigo, sal e noz moscada.

Tradicional

Pão de forma
Creme de ricota (usei Tirolez)
Presunto
Mussarela

Ovo

Integral

Pão de forma Integral
Creme de ricota (usei Tirolez)
Presunto de chester defumado
Queijo minas frescal



Modo de preparo

  1. Passei creme de ricota em todas as fatias de pão de forma.
  2. Montei o primeiro lanche tradicional (presunto, mussarela). O segundo lanche com presunto, mussarela e salaminho. O terceiro com lombinho.
  3. O integral com chester e queijo minas frescal. Fechei cada lanche.
  4. Coloquei em refratários, cobri com molho branco, polvilhei mussarela ralada.
No Croque-Madame, acrescentei o ovo cru por cima.
Levei os refratários ao forno por cerca de 15 minutos.



Fiz uma salada regada com azeite... somente com alface, tomate picadinho e gergelim.



Há quem faça o Croque-Madame colocando diretamente um ovo frito após retirar do forno...
Aqui em casa meu cumpadi gosta do ovo assim... com uma gema molinha...
Então faço esse agradim que não custa nada, afinal, carim nunca é demais! =}


Um bejim!
=)

37 comentários:

Jotta e Rosley disse...

Ô cumadi Vinni, que belezura esses lanchinhos! Tem nome bonito mas são bem fáceis de fazer... Ótima a explicação e o passo a passo, como sempre. Abraços!

Paulinh@ disse...

hum... vontadinha de dar um trinca

Sara W. disse...

Adoooro!! Li em um blog q vc é a Rainha dos bolinhos e agora acho q é dos lanches tb...heehe
Não conhecia essa delícia com nome francês..uhlálá!!

Te admiro pelo capricho e por fazer o Passo a Passo (deve dar um trabalhão!!!)

Vou procurar esse Creme de ricota Tirolez para experimentar.
Beijinhos e boa noite!!

Fabi Mori disse...

Estou de licença esses dias e passo vontade cada vez q entro aqui..kkk
Que sanduíche chique heim...

E esse creme de ricota, preciso provar deve ser bem levinho neh...

Visite os blogs qdo puder...requer tempo mesmo, mas trabalho é responsabilidade.;)
Bejim!!!!

Patty Rocha disse...

comadre que lanche com nome bonito é esse?? um aspecto delicioso!O calor está insuportável, por isso adorei essa receita...vou fazer p o maridão tb.
Não tenho o creme da ricota, posso usar o q??
Quero o meu com gema mole tb..kkkk
Bjss,Patty

Paula...(Cotidiano de uma Amig@) disse...

'Minina' mas que que é isso?!?
Vim tomar um cafézinho, e ver as novidades e me deparo com uma delícia dessas(como se tudo por aqui não fosse!)...ai minha dieta!
E não é difícil de fazer não...acho que só o nome que assusta...rsrs.
Tudo anotado! Meu marido comeria uns 5 desses, e é MAGRO, acredita?!?!

Beijinhos querida.

moranguita disse...

humque delicia esse queijinho. bem sou doida por estas comidas.-
beijocas

Chefs.com disse...

Aqui em casa, o croque madame é figurinha fácil nos lanches da tarde. Adoramos!!!
Bj,
Marcela.

Morar bem disse...

Seu blog é um VÍCIO!!!
Qqer hora vai nos matar com tanta comida boa!
Não conhecia o Madame e nem as variações para o croque monsieur.

QUe beleza esse PAP, vc não tem idéia como ajuda.Alguém tira as fotos enqto vc faz a receita?


Amo suas fotos e também sou uma comadre q sente falta qdo vc fica sumidinha..mas compreendo q não é fácil cuidar da vida, blogar e ainda dar atenção p todas as blogueiras.

Deus te abençõe querida,vc nos ensina muito, nas receitas e na sabedoria!!Beijos, Lúcia

Sonhos e Artes disse...

Pois é, cumadi... o cumê tá bão por demais! Bjus.josi

Morar bem disse...

Vinni,
Onde comprou o creme de ricota da Tirolez?? Vc gostou mesmo? Bjs

Cheiro Doce disse...

Ai meu Deus!! Fiquei babando aqui... eu ainda não jantei e agora meu estômago ficou grudado nas costas.. ehehehhe
Parece DELICIOSO!! Sou obrigada a fazer! hehehe

Beijos
Ana

Anônimo disse...

Que rico !!!!!! es uno de los platos que me gustan mas.

® disse...

Patty Rocha:
Pode usar requeijão cremoso ou maionese, tá?!

Paula:
Acredito! Idem idem...rs

Lúcia:
Não, eu faço a receita e vou 'tentando' fotografar..rs

Comprei o creme de ricota Tirolez no Hiper Extra. Sim, gostei. Achei muito leve, comprei p comer c torradas e resolvi experimentar no lanche, aprovado!=)

Queila disse...

Nossa, que delícia. É fácil e prático, além de já ter a proteína, o carboidrato e o cálcio. Acompanhado da salada, refeição completa.
Abraço.

Saam! disse...

Vinni seu blog cada vez melhor hein!! Morro de vontade de comer croque monsieur, tenho tanto livro francês que mostra esse sanduíche, e sempre me faltou coragem, sabe aquele pézinho atras e a certeza de que irá dar errado? haha, mas agora com o seu passo a passo tão em feito quem sabe eu não me aventuro!!
Obrigada pelas fotos tão explicadinhas

Beijos!

mollymell disse...

Se eu morasse perto de você, e fosse sempre te visitar, eu seria uma baleiazinha, pois nunquinha iria resistir às suas receitas. Elas parecem boas demais!!!!!

Chocolate na Cozinha disse...

Fia, que trem de doido!! Aqui em casa vou ter que fazer umas 20 receitas....kkkkk
bjs,

Josy disse...

Vinni querida

Que lanche mais chiquetoso!!!

Lendo a receita e o modo de fazer até que não é dificil, esse lanche deve ser delicioso, vestido à rigor então é uma coisa de louco.. Vou fazer sexta feira pro meu povo que adora esse tipo de lanche, depois te conto o resultado e se der vou postar.... ...um gde beijo.

Sonia disse...

Hummmm que delícia.
Gostei da idéia do ovo, meu marido vai gostar muito.
Ficaram lindos.
Parabéns
Beijos

Fabiana disse...

Vinni,
Primeiro queria te agradecer pelo email.
Fiquei muito emocionada, e vou te responder em breve, tá?
Essa minha nova funçaõ, acaba comigo...kkkkkk.
to aqui quase pescando em frente ao pc.
Mas procuro entrar de manhã e a noite, o resto do dia é super corrido, ainda mais agora, que o carnaval tá chegando, aí corro mais ainda, para aidantar tudo.
Agora, vamos falar desse lanchinho bom demais...
Também já fiz, e adoro!
Adorei as variações que você colocou acima, e a opção do tradicional e o integral.
E também sou como o cumpadi, gosto do ovo mole.
beijos e mais uma vez, obrigada pelo carinho e pelas palavras.

Arteira.com disse...

Cozinha nunca foi minha praia..mas gosto muito de comer..então esse lanche me deixou com fome...parece que ficou delicioso..bjinhos

Restaurante Valerie disse...

Mmm que rico!! Se ve buenísimo, me apunto tu receta, me gustan mucho los Croque Monsieur, y Madame =p

Besos

Ana Rita Marreiros disse...

aiiiiii que bom que bom que bom....
Adorei essa delicia!!!!

Bjinho
Rita

De cozinha em cozinha disse...

E do croque monsier derivou a "francesinha", um pitéu bem afamado nas cervejarias do Porto (Portugal). Uma delicia!
Beijinhos

a disse...

Ai que delicia...vou já copiar para o meu jantar de hoje! Estava a pensar em fazer uma quiche com umas sobras de charcutaria que me ficaram de um pão com chouriço que fiz a a semana passada...fiquei simplesmente deliciada com esta refeição bem prática e simplesmente soberba! Obrigada e um grande beijinho

Sandra G disse...

Olha só um lanche ajantarado, muito nutritivo.

Bjs

Sandra Peres disse...

Fazia muito um sandwiche parecido qdo estudava, e gratinava no microondas, nunca fiz para os meus filhos, adorei a dica, muito simples, gostosa e nutritiva!!!

Beijão

tatiane disse...

Super caprichado o lanche! Nunca preparei o croque, parece bem apetitoso! Ah, gostei da sua idéia de guardar pão de forma nos potes, deve ficar macio por mais tempo, né?
beijos, Vinni

Maria Célia disse...

Bom dia, Cumadi
Que delícia é esta? Já tô copiano pra mode fazê quim casa.
Deve ser delicioso. Valeu.
Bjo

Iliane disse...

eu amo croque monsieur!!!!aqui em casa é figurinha facil..é uma delicia mesmo..o seu ficou lindo..bjus

Valéria disse...

Oi Vinni lindinha!!
Estou sumidinha daqui, mas nem porisso te esqueci, viu. Pelo contrário, sempre lembro de você com muito carinho!
Cumadi, essa receita é pordimais de chique!
Quando se vê os ingredientes e o módifazê, tá tudo bem, mas o nome assusta um cadim, kkkkkk
Você fez gastronomia, fez? Se não fez, nem precisa, pois manda muito bem!
Minha filhota quer fazer facul de gastronomia. Ainda está no colegial e não achamos nenhum curso técnico disso, então está fazendo nutrição. Mas já disse e bate o pé que quer fazer gastronomia, rsrsrs
Eu, mãe toda coruja né ? :)
Beijocas
Valéria

Giuliana: disse...

Vinni,

Que lanche tudo de bom, parece mesmo ser bem leve! E prático de se fazer.

Adoro Creme de Ricota da Tirolez, aqui em casa viciamos e não ficamos sem, é bem leve, ótimo para substituir maionese.

Beijos.

Eliane disse...

Cumadi... o que é issoooooooooo???
Eu lambi a tela do micro e nem percebi... kkkkkkkkkkkkkk
Minha casa ainda tá meio desorganizada por conta da mudança... mas é claro que vou fazer este lanche assim que minha cozinha estiver funcionando. hummmmmmm
bjosssssss
http://larfamiliaecia.blogspot.com/

"Manjares da Manu" disse...

Nossa isso é maldade, estou passeando por aqui e só vejo delícias!!!Que fome!!!Divino!!!

Bjs....

welze disse...

coisa mais deliciosa e linda . afe! adorei. abraços

Daniana Bittencourt disse...

Hummmm... Tem o nome difícil demais, mas é fácil de fazer. Amei!!
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/