30/08/2010

Receita: Feijão tropeiro da mineira

Não sou ingrata... reconheço que aprendi a gostar da cidade grande e desse mundão de meu Deus de coisas que nela tem... todo dia uma novidade... gente apressada... adrenalina...tudo prá ontem... Mah chêguíinté cansá!

E se a gente desacelerar um cadin... começamô sentí o chêrin do mato moiado...
tomando un gulin do café passado no cuadô di pano...
E o bom cheiro da prosa ao redor do fugãozindilenha...
panela de ferro, batata assando... banana da terra... da nossa terra q tamén tem água na bica...

Iscuitanu o tilintá das viola... canturia dus amigo de uma vida intêrinha...
Aproveitanu prá oiá as estrela tudo no céu rudiando a lua...
Montá a cavalo e sentí que as rédeas da felicidade são suas e por isso num devi di sortá...
O coração aquieta... e a vida volta a ser como sempre devia ser... simples... calma e natural.

Comida de mineiro...
Também é feijão tropeiro...

O feijão tropeiro é uma prato tradicional em Minas Gerais...
Não estou ensinando a maneira mineira de se fazer e sim... a maneira da mineira :]
Esse é o jeito que faço... sem muitas regras e de forma mais prática possível...
prá sobrá mais tempo mode nóis prosiá =)

Feijão Tropeiro

Ingredientes

500 g de feijão cozido (escorrer o caldo)
1 cebola picada
1 dente de alho picado
sal
cebolinha
couve refogada
4 ovos
Linguiça frita em rodelas
Bacon frito
Farinha de mandioca (uso a farofa da Yoki pronta)

Modo de preparo

Frito o bacon e acrescento a cebola, o alho e depois o feijão. Tempero com sal... Em uma frigideira frito os ovos e só depois agrego. Frito também a linguiça...
Começo a misturar no feijão... os ovos, o bacon, a linguiça e a couve ... assim não é preciso refogá-la.
Porção generosa de cebolinha para dar sabor...
Coloco a farofa e vou misturando sem deixar ficar muito seco...
Transfiro para um refratário e coloco por cima para enfeitar (se tiver)... pururuca, banana da terra frita...
Côiss Cádi Casa

E para tomar um cafezin comprei para experimentar...
Gosto muito do café forte... como estou evitando...
esse atendeu muito bem... é da Melitta.

(O bulin era de minha vó :)

Essa vasilhinha de colocar o filtro veio da lojinha...
O filtro é da linha Eco... tem uma cor diferente e cuida da ecologia...
prá terminar o cuadô muderno e nessa cor viva!


"... tomamo banho e ficamo assim... fein fein... " :/


Mamãe acha lindin dimáis!

Um bejim !
=)

33 comentários:

Lili Bolero disse...

Linda música...faz a gente viajar...amei! Beijokas e tenha uma ótima semana!

Daniana Bittencourt disse...

É tão bom ler seus posts... Esse aí me remeteu a bons tempos de infância onde passava as férias na roça. Muito bom: fogão de lenha, banho no rio, café no copo esmaltado, luz de lampião... Uiiii q saudades...
Mas esse feijão aí, é maravilhoso. Por falar em tropeiro, me lembrei de um arroz tropeiro que minha mãe fazia. Era muito bom também.
Um grande abraço amiga,
Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

Calma que estou com pressa! disse...

ai jezuis - feijão tropeiro minero - o legitimo mesmo? adorooooo- sempre qando comemos fora - eu vou direto no feijão tropeiro- até já ensinei o povo do sul à fazer - claro que um pouco light - por conta do colesterol do maridex,bacon - nãooo
podeee
adorei esta vasilhinha para colocar os filtros- e doro cafezim, ai vinni porque sampa é tao longe - a gente podia tomar cafe juntas, trocar receitas e receita escurinha para gente chorar de tanto de rir-
e ainda o coador é co - adorei mais ainda- hoje descobri no tuitii - um moço inteligente la - falou que os cd's são reciclaveis-o tu ve mentiram prá mim, é que é mais caro reciclar do que fazer um novo- e falou tb que os cds vão acabar assim como os disquetes acabaram há pouco tempo , ja tem computadores da apple que já não tem mais lugar para cd - gente - quando eu penso que sou moderna , vem outra modernidade em cima- então agora cd vai ser vintage tb-
bjs

Tati - Panelaterapia disse...

Meu pai é fera no feijão tropeiro! Com um torresminho...hummmm!!!
Adorei esse bule "retrô", lindo demais!!!!
Bjs

Fernanda Reali disse...

Oi, Amehlia! Nunca fiz esse feijão, mas já separei a receita e farei em breve. Adorei e achei facilzinho.

Comprei café descafeinado da Melita para tomar de noite, quando a vontade bater. Achei bem gostoso, não dá para perceber que seja diferente dos demais.

Gostei da montagem com o bule!

www.culinariasaborecor.com disse...

Que vontade tenho de passar uns dias assim no meio do mato, sentido o cheiro da natureza. Agora o seu feijãozinho tropeiro é td de bom amiga. adorei a receita. beijinhos

Papinha Doce disse...

Esse feijãozinho deve ser delicioso.

Bjinhos
Papinha Doce

Talita disse...

Ahaha, amei o post! O feijão, o bulinho vintage, os passsarinhos, a conversa... Foi tudo bão dimais da conta! Ops, contagiou! rs

Obrigada pelo comentário no Chocorango! Amo quando você me faz uma visita!

Krakow ou Cracóvia é uma cidade da Polônia, mas existe também o embutido cracóvia. Que é feito pela colônia polonesa. Ele é bem gostoso, feito com lombo ou pernil de porco, defumado e condimentado. É mais magro que salame e mais macio.

Um beijão

Aqui na Cozinha - Patty Martins disse...

Oi Vinni
Hum Feijão Tropeiro tudibom, hahaha.
Quero aproveitar e te pedir que linkasse meu blog novamente. Fiz mudanças estruturais e com isto ocorreram algumas alterações.
Se você perceber o meu link não está se atualizando automaticamente (a última atualização mostrada foi de 3 semanas atrás).
Queria te pedir que descadastre o meu blog e depois link novamente. Vc linkando de novo acredito que resolva.
Desculpe pelo transtorno, mas conto com vocês.
Beijos
Patty Martins

Isis disse...

Sabe meu sonho é morar no sitio,não aguento mais o movomento da cidade.E que dilicia de feijão!!!Receita anotadinha...
Aaa e adorei seu porta filtros de papel,ainda não vi por aqui mas tbm quero um rsss.
Bjinhu e tudibom!!!

Unknown disse...

Coisa boa parece esse feijão!!! Não prometo que vou fazer mas prometo que qdo for à São Paulo para as festas de final de ano visito vc para provar essa gostosura!!!!!rsrsrsr...
Beijocas grandes!!! Bela.

Nossos endereços: disse...

Oi minha nova amiguinha virtual? Nossa!!! fiquei toda boba com a sua visita no meu blog. A minha primeira seguidora que não é da família rsrsrsr. Mostrei para todo mundo aqui em casa. Sabe, eu não cozinho muito comida do dia a dia mas os doces são comigo mesmo. Se bem que ultimamente eu estou manerando nos doces por isso não postei muitos doces. Mas, olhando esse seu feijãozinho da sua terrinha eu fiquei babando e meu deu vontade de tentar. Se eu conseguir eu vou postar lá meu blog tá bom? Te aviso...

Ana Paula Lazzarotto disse...

Oi!
(Me diz o teu nome?)
Obrigada pela informação...fiquei assustada...vou tentar tirar aquele blog que falaste! Me diz depois tá? E tu, como estás? Fazem dias que não olho o teu blog, e vi cada coisa "boua"!!!!
Um abração!

Danieli disse...

Hummmm, que cara ótima! Não tenho muito o costume de comer feijão tropeiro, mas só pelos ingredientes já fiquei com água na boca! Bjim!

Unknown disse...

Adoro este tipo de comida reconfortante. Muitos beijinhos e obrigada pelas palavras de carinho que deixou no meu blog.

Beijinhos

Fernanda Fernandes disse...

Amiga devo te dizer que sua receita de feijão está certissima...por aqui é assim mesmo que fazemos...deliciosa..mas cheio de periguetes colesterol...temos que comer com moderação...mas é bom demais!!!!!!
Ah para rebater o colesterol muita couve!!!
beijinhos!!

tatiane disse...

A visão desse prato na hora do almoço é uma coisa que chega a doer o estômago!
Uma fofura só o bulê, tão gostoso guardar coisinhas que eram dos nossos antepassados. E as bichinhas de banho tomado, adorei as fotos!
Ah, e obrigada por avisar que meu blog está dando problema para acessar. Não encontrava dificuldade, mas acho que por ora resolveu.
beijos

Nine disse...

Oi mineira! Vim retribuir a visita e conhecer seu blog! De cara encontro essa receita de feijão tropeiro, que amooo!!!

As regiões do nosso Brasil são cheias de particularidades, né?

Beijos Amehlia!

Nice e Ana, temperado com carinho... disse...

Vinni minha prima eu sabia que tinha que ter ido almoçar com vc p/ comer esse feijãozinho maravilhoso e degustar dessa café que só vc sabe fazer, adorei tudo queridona inclusive o banho da galerinha, tão lindinhos!!!, uma graça, bjkas enormes e um lindo dia p/ vcs, ;)...♥!!!

Chez POPI disse...

Nossa senhora do céu!! mas que mulhé prendada
Qto trem bom sô!!!
Bjus da paula

Regina Artes disse...

Amiga querida, bom demais te visitar todo dia e tomarmos um cafezinho....adoro passar sempre pelo seu alto astral....Beijos!!!!

Fabiana disse...

Vinni,
Esse seu feijão tropeiro, me deixou com agua na boca....
e olha que uma coisa puxa a outra...
depois do feijão, nada melhor que um bom cafezinho.
hummmm......dias atras fui num lugar delicioso, chamado Fazenda da comadre, bom demais.
Comidinha mineira, muito verde, animais soltos.....amei.
Seus bichinhos são fofos!
beijos

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

KKKKKKKKKKKKK OS PASSARIN TÃO MUITO ENGRAÇADO SÓ MÃE MESMO PARA ACHAR BUNITIN...KKKKKKKKKKK
ESSE FEIJÃO TÁ DIMAIS!
BEIJO

Gina disse...

Vinni,
Que transmissão de pensamento!!! Estou aqui vendo uma receita de virado, que é semelhante ao feijão tropeiro e pesquisando sobre o tropeirismo.
Esse bulinho da vó é lindo!
Bjs.

Rachel disse...

Ai que delícia, chegar aqui e fazer parte dessa prosa gostosa...depois preparar o almoço, caprichado que só e ainda tomar um cafezinho todo charmoso como esse...com seus acessórios pra lá de mudernos...rs!!!
I os passarinhim intão...um mais bunitinho qui o otro!!!

Beijinho amiga, você me abriu o sorriso e a alma!

Trainee de Cozinheira disse...

Vinni não recebi o seu recado, e não costumo postar selinhos, que estranho, mas obrigada pelo aviso, vou cahmar meu técnico, bjs
Maura

Maria Inês Feijó disse...

Que pena que ainda não somos vizinhas, pois eu iria aí "filar" este feijãozinho e tomar um cafezinho com a minha cumadi queridona. Por aqui segue tudo encaixotado e todo mundo em casa no maior stress, até a Athena tá de humor "virado". No feriado acaba a bagunça!!Beijocas

Renata disse...

Vinni querida, que saudades eu estava de passar pelo seu cantinho, cheio de novidades! Eu amo feijão tropeiro, mas nunca fiz.. Vou aproveitar a sua receitinha por aqui!

Ah, amei os 'biscoitin' ali em cima!

Beijão!

Fla disse...

Menina querida, cidade grande é um troço esquisito, gente demais, ansiedade demais, calor humano as vezes de menos... vai entender né?
Hummm, adoro feijão tropeiro, mas nunca fiz. Vou pegar sua receitinha emprestada pra "modifazê um dia".
=)
E seus filhotinho são lindoooooossss até despenteados...rs.
Beijoss

Cantinho da Jana!!! disse...

Vi seu cantinho no blog da Maura e resolvi fazer uma visitinha...Adorei...vou te seguir.
Lhe convido a me fazer uma visitinha tb...

bjim
janaína
http://janainamechi.blogspot.com/

Cantinho da Jana!!! disse...

Vi seu cantinho no blog da Maura e resolvi fazer uma visitinha...Adorei...vou te seguir.
Lhe convido a me fazer uma visitinha tb...

bjim
janaína
http://janainamechi.blogspot.com/

Cantinho da Jana!!! disse...

Vi seu cantinho no blog da Maura e resolvi fazer uma visitinha...Adorei...vou te seguir.
Lhe convido a me fazer uma visitinha tb...

bjim
janaína
http://janainamechi.blogspot.com/

Cantinho da Jana!!! disse...

Vi seu cantinho no blog da Maura e resolvi fazer uma visitinha...Adorei...vou te seguir.
Lhe convido a me fazer uma visitinha tb...

bjim
janaína
http://janainamechi.blogspot.com/