25/11/2011

Muffins de abóbora e especiarias - ô Míingeráis!

Eu nasci no celeiro da arte
No berço mineiro
Sou do campo da serra
Onde impera o minério de ferro


Eu carrego comigo no sangue
Um dom verdadeiro
De cantar melodias de Minas
No Brasil inteiro


Muffins de Abóbora com Especiarias

2 ovos grandes
1 1/2 xícara (chá) farinha de trigo
1/2 xícara (chá) açúcar (se preferir use mascavo)
3 colheres (sopa) óleo
3/4 xícara (chá) de
buttermilk*
1 xícara (chá) de purê de abóbora
1/2 xícara (chá) de nozes picadas (ou castanhas)
1 pitade de: canela em pó, cravo em pó, gengibre em pó, noz moscada e sal
1 colher (sopa) fermento em pó

Modo de preparo
Cozinhei a abóbora no vapor. Amassei e deixei reservado.
Em uma vasilha misture os ovos, açúcar, buttermilk, óleo, farinha, especiarias e purê de abóbora.
Agregue tudo e por último acrescente o fermento em pó.
Coloque a massa em forminhas e asse por cerca de 20 minutos.
*Buttermilk: Esprema 2 colheres (chá) de suco de limão e acrescente leite até completar
3/4 de xícara de chá. Misture e deixe reservado por 15 min.
Receita: Da amiga Laurinha.


Sou das Minas de ouro
Das montanhas Gerais
Eu sou filha dos montes
Das estradas reais


Meu caminho primeiro
Vi brotar dessa fonte
Sou do seio de Minas
Nesse estado um diamante.

Tem horas que bate uma saudade dos amigos distantes, da família e da terra da gente, né?! =}
Um bolinho com gostim de roça, cafezim na caneca... ouvindo uma boa moda de viola
me alegra e devolve o sabor... nos dias cansados e de pensamentos distantes...

Ôô trem mineiro bão!! ... cáaba não, sô! =]

Obrigada pelas visitas amigas, do carinho nos contatos... a vida anda mesmo atarefada,
por isso a ausência.

Um bejim!
=)

30 comentários:

Fernanda Reali disse...

que post lindo, acolhedor, gostoso!
beijooooo

más que hermanas disse...

Qué bonitas fotos! Te ha quedado muy vistoso! Enhorabuena!

Luks Vieira disse...

Adorei a receita, pena que não gosto de abóbora..rs.
Att.,
Luks

MARARIA disse...

que pinta tiene el muffin, me encanta la repostería con especias, da un toque diferente con especias que creemos que no valen para ello.Con castañas tiene que esta exquisita.
gracias por compartir esta deliciosa receta, me quedo con ella.
saludos
Mararia

sadhia disse...

flor que delicia de muffin..amei ja estou levando a receita ....e adoro essa canequinhas ..cheias de café com leite ou até puro mesmo...fgica até com um gostinho de infancia não é mesmo
bjocas sadhia

Piteca disse...

Ficaram um mimo esses muffins...com um cházinho sabiam mesmo bem!! :)
Beijinhos doces.

Imaculada disse...

Que delícia de postagem!
Música linda, esse muffin deve ficar bom demais,tomar café nessas canequinhas é tudo de bom!
Também sou de Minas,tenho familiares em Passos e estou com saudades. Obrigada pela partilha.
Abraços! Um final de semana abençoada.

Cristina disse...

Não posso deixar de comentar esses muffins de abóbora (sou fã,óia meu nome!)com especiarias, devem ser deliciosos!
Eu quero uma canequinha assim pra mim! lindas!!
Bj gde...

Jo Turquezza disse...

Oi! Achei diferentinha sua receita dos muffins. Já copiei para meu livrinho digital rsrs
Doida para fazer ..........
Beijos.

Renata disse...

Ando doida para experimentar um bolinho de abóbora, pois nunca fiz. E com um cafezinho, não tem mesmo concorrente rsrs Suas fotos estão lindas e amei as canequinhas esmaltadas!
Bjsss

Adriane disse...

Oi, Vinni. Td bem com vc?? Me reponde uma coisa? Posso substituir o chocolate por alfarroba nas receitas? Sou alérgica a cacau...vê se ?!...rs...e estou com saudades de algo com chocolate..beijos

Anônimo disse...

Olá,Amehlinha querida!
Ainda se lembra de mim??
Passo por aki todos os dias,mas nao tenho tempo pra comentar.
Nem preciso dizer,q adoro passar neste cantinho tão aconchegante e matar as saudades das Minas Gerais!
Abraços!
Ester

FELTRO POR MIM disse...

Nossa Vinni, gosto tanto de vir aqui! "Escutar" sua prosa, provar do seu café. Não sei porque, mas me dá saudades de um tempo que não vivi!

Jane Leandro disse...

hummmm que bão...
Dorei seu sotaque mineirin, uma gostosura.
Sobre a receitinn eita gostosura, trêm bão!!!!
Beijim procê, viu.

Unknown disse...

Estas tuas receitinhas me dão água na boca, e a qualidade das fotos é indescritivel, parabéns!!!!
Adorei as canequinhas esmaltadas....

Beijos e tenha um ótimo domingo!!!!

Marcia Gullo Tiberio disse...

Adorei a saudade!!!!
E essas canequinhas ta um luxo.
bejus

http://blogdagullo.blogspot.com/

Jotta e Rosley disse...

Num se avexe não cumadi, continue nas suas tarefas e deixe que a gente aproveita essas comidinhas deliciosas. Abraços!

Receitas ao Desafio disse...

Como eu gostaria de apanhar um muffin desses agora. A combinação de ingredientes é fantástica.
Bj
Patrícia

Luisa Alexandra disse...

Os teus muffins estão uma verdadeira delícia!

Chris Ferreira disse...

OI Vinni,
muito bom ter nascido no celeiro das artes de Minas Gerais. Adoro o sotaque mineiro.

Esse seu cupcake de abóbora deve ter ficado divino. Já fiz aqui em casa mas não usei as especiarias. Com certeza o seu tem o toque especial.

beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Milla Camargo disse...

Adoro abóbora! Deve ter ficado divino. Vou fazer :)

® disse...

Olá amigos!

Saudades de vcs! E fico feliz demais quando leio as prosas.

Ester:
Estou para te escrever faz tempo, estava preocupada com vc.
Que bom que deu notícias!

Um bejim grande!

® disse...

Adriane:

Oi querida!
Eu comprei justamente por esse motivo, para fazer a substituição.
Estou em uma dieta evitando alguns alimentos e o chocolate em pó é um deles.

Na caixa está escrito assim:
"A alfarroba é um produto natural, rico em fibras, sem cafeína, teobromina ou qualquer agente alergênico ou estimulante, uma alternativa perfeita ao chocolate convencional.

Substituir o cacau ou chocolate em pó pela metade da quantidade indicada na receita."

Vamos experimentar, né?!
Melhoras para vc... =)

Um bejim e volte sempre!

Jaque Sobral disse...

Adoro seu blog, o jeito gostoso como escreve!

amo essa música tb .. me remete a Ouro preto e as minhas raízes mineiras...

AFROdite in versos disse...

Seu blog é uma delicia de gostoso. Adorei!
Sei bem como é essa sensação. Vivo longe de muitos amigos, mudei de Estado, e às vezes tomo um café com um bolinho que me ajuda a matar um pouco a saudade.
Seja bem vinda.
Abraços!

Anna Meirelles disse...

Oi coração!!!
ADORO o seu blog e me inpira muito pra fazer comidinhas pro maridão e filhinhas (três meninas), quero saber onde vc adquiriu essas canequinhas e as cumbuquinhas que vc sempre posta aki. Estou completamente apaixonada por elas.
Deus te ilumine sempre.

® disse...

Oi Anna!

Vou responder no seu blog, tá?
Bejim!

rose japan disse...

Tenho essas canequinhas verdinha, ah e hj me apaixonei pela sua bege....do canjicao, ai depois q deu conta q tenho tbm...tenho uma de cada cor..sao lindas nao eh!!!!
????

Bjs rose jp

Josilene disse...

Uai! cumadi, adorei seu post. E essa receita vou experimentar, bjs .

Rosane Castilhos disse...

Uai sô! Me senti tão acolhida, adoro tudo o que mostraste e disseste, sou gaúcha, mas amo o jeito mineiro de ser! Um doce beijo querida!