27/11/2011

Caçarola de feijão branco, bem coradinho!

Cá em casa, coisas simples costumam ser um agrado e tanto.
Sem frescuras ou firulas... o bão e véi feijãozim é batuque certo na cozinha!
Com uma boa batuta é só dar o compasso certo nos temperos...
botar molejo no mexido da panela... e com ritmo e jeitim
... ver cor no lampejo do feijão, o dito branquim.

Caçarolinha fumegando de feijão branco... curtido nos temperos
misturado com linguicinha e bacon até ficar assim... coradim...
deixa meus queridinhos numa alegria imensa.


" Eu queria que você ficasse
do tamanho do pezinho de feijão
Pra lhe dar milhões de beijinhos
E lhe apertar bem junto ao coração
Pra ser a minha eterna criança
tão alegre a brincar, e para sempre
inocente pra jamais deixar de sonhar...


Mas o tempo vai passando
E depressa vai voando,
Vai levando o meu menino
Já não sou mais seu héroi
É que o tempo vai passando
E depressa vai voando
Só te peço ó Pai bondoso
Toma conta do meu moço
Que o sorriso de criança volte
Sempre me abraçar...


Pois parece que foi ontem
Que voce chorando veio me contar
Que cai lá na calçada
Queria um beijo pra poder sarar
Tudo isso vou lembrando
São coisinhas tão normais
Fico triste só pensando
Que esse tempo não volta mais. "


Caçarola de Feijão Branco... Coradinho!

Feijão branco cozido e linguiça frita em rodelinhas. Reservar.
Em uma panela de fundo mais grosso frito pedacinhos de bacon,
depois acrescento alho picado,
cebola picadinha, mexo e deixo refogar.
Adiciono tomate bem picado, mexo e acrescento o feijão.
Vou temperando com sal, pimenta moída na hora, cebolinha,
coentro e deixo apurar mexendo algumas vezes.
Adiciono um pouco de colorau e umas 2 colheres de polpa de tomate.
Se necessário, vou pingando água para deixar o feijão curtir no tempero,
mas tento o cuidado de deixar sempre cremoso.
Misturar as linguicinhas e mais cebolinha verde.
Aqueço a caçarola para servir.


Receitinha de roça, viu cumadi?! É só carregar no carinho e tá bom demais!
Um boa semana para todos!

Um bejim!
=)
Nota:
Música: Pezinho de feijão - Fernando Iglesias

30 comentários:

Morar bem disse...

Suas postagens estão cada dia mais lindas! Sem falar nas fotos, um capricho sem tamanho.

Com seu jeitinho mineiro e querido encanta a todos que conhecem seu blog. Parabéns!

Achei linda a música e o início da postagem. Bjs, Lucinha

Fabi Mori disse...

As receitinhas de roça e simples são as melhores!!!
O seu feijãozinho ficou do jeito que eu gosto bem encorpado e cheio de temperinhos.
A panelinha é fofa!!!! E a música é de emocionar qqer pai...rsrsrs

Beijim!!

Vicentina disse...

Vinni, vc é uma mineira especial...
A música linda, a panelinha linda e o feijão branco e coradinho é de dar água na boca. E seu blog cada dia melhor, eu amo vir aqui.
Bjs e Bom Final de Domingo.

Imaculada disse...

Que coisa boa ler seu post.
Linda música e a receita deve ter ficado uma delícia. Já salvei e vou fazê-la.
Como gosto de visitar-te.
Abraços! Uma semana abençoada pra ti.

Sandreane disse...

Vinni,

Fiquei aqui morrendo de vontade de provar esse feijão. Nham! Nham!
Agora, a caçarola branca ficou um charme a mais :)
Bjos!!!

Maria Célia disse...

Oi Cumadi, tudo bem?
Este seu feijãozinho branco tá com uma cara deliciosa, especialmente pra ser degustado nestes dias chuvosos e friozinhos.
Bjo e boa noite.

FELTRO POR MIM disse...

Que "fejãozim" mais "bunitim", que delícia deve estar! Adoro feijão branco, e quando faço com dobradinha então! Muita gente torce o nariz, mas tem o seu valor!

Paula Pacheco disse...

Vinni, que feijão maravilhoso, parece feito com tanto gosto, lembro minha mãe, ela fazia um super feijão, mais parecia uma feijoada, e claro todos adoravamos, que poesia linda menina, parabens
bjs e boa semana
Paula

Luisa Alexandra disse...

Uma refeição de aspecto caseiro delicioso!
E essas panelinhas de servir são um autêntico mimo!

Rachel disse...

Querida, esse feijãozinho ficou lindo assim coradinho e com certeza delicioso!
Estava morrendo de saudades docê...estamos muito corridas né...rs!
Boa semana amiga!
Bjuss!!!

Unknown disse...

Que delíciA!!!!
adoro feijão branco, e este está dando água na boca.
Beijosss..

Unknown disse...

que delicia....
a foto ficou linda..


sorteio de Natal
www.stetica.net
veja vídeo abaixo
Vídeo sorteio


bjos

Érica disse...

Adoro um feijãozinho branco, este ficou fantástico.
bjs

Ameixinha disse...

O sabor das carnes com o feijão deve ficar uma delícia :)

Ameixinha disse...

O sabor das carnes com o feijão deve ficar uma delícia :)

Ameixinha disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Cissa Branco disse...

Vinni,

Meu reino por esse feijão, deve ter ficado uma loucura!
beijos

Gourmet disse...

Visitar teu blog e ver assim tão valorizada a cozinha regional brasileira é maravilhoso. Dificil é não perguntar se sobrou um pouquinho? rsrsr

Renata disse...

O feijão branco deve estar de comer rezando, e as panelinhas são um charme, lindas!

Cristina disse...

Oi Vinni, adorei esse post...lindo!
O feijãozinho deve estar delicioso e a panelinhs é um charme só!
Me emocionei com a música, meu menino está com 13 anos e meus sentimentos são com os da canção!
Bj e boa semana...

Anônimo disse...

Que mimo essa caçarola.. vou testar em breve... como pouco feijão... sou chataaaaaaa.... nunca acho uma receita mt legal... mas essa supreendeu...
Bjs..

Anônimo disse...

Que mimo esse feijão... eu quase não como feijão.. sou chata com as receitas.. mas essa parece mt boa.. vou testar e volto para falar..
Bjs

Fla disse...

Oi querida, tudo bem contigo?
Bom estar de volta vendo suas delícias.
Sabe que eu não comia feijão branco, não me pergunte porque...risos, mas aí aqui no trabalho sempre tem salada e eu agora adoro! Risos...
Deixa minha mãe ler isso, passou a vida toda brigando para eu pelo menos experimentar e eu nunca quis...kkkk.
Beijo grande,
Fla.

Leonel disse...

Essa eu já fiz e é ótima!
Também cabe uma costelinha defumada!
Abraços!

Anita disse...

Oie qto tempo, não consigo mais blogar como antigamente.Sou apaixonada por feijão branco, fiquei com água na boca, bjs.

Roseli Franco disse...

Vinni
Que feijão é esse, hummmm
è de dar água na boca.Com certeza vou fazer.
Beijo
Roseli

ANDRÉA disse...

Que delicia!!!!!!!!!!!
Sou a sua mais nova amiga
Adorei o seu cantinho
Beijos
Andréa

Débora Ribeiro disse...

Oi querida...que feijão é esse? Água na boca...rsrsr
Essa caçarola mega linda...
Obrigado por me seguir tmb!!!
Bjo gde, vou fazer um feijão branco aqui em casa, inspirado no seu!
Bjo e que Deus te abençoe =)

Jane Sorgetz disse...

Eta povo bão !!! Adoro ! e também adoro comida mineira !!! É um prazer te ter como seguidora...abração e beijim !!! Jane

rose japan disse...

Como te chamo amehlia ou Vinni!!!!

Linda a cacarolas....branquinhas!!!!

Tenho umas vermelhinhas...lindas

Bjs