04/11/2011

Creme de abóbora assada com balsâmico e especiarias

-Eu gostaria tanto de ir ao baile...- disse Cinderela.
-Como você é uma boa menina, vou ajudá-la...
Primeiro, corra ao jardim e traga uma abóbora - disse a fada.


Creme de Abóbora Assada com Balsâmico e Especiarias
Assado:
500g de abóbora cortada em cubos
1 colher (sopa) de aceto balsâmico
1 colher (sopa) de shoyo
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sobremesa) de mel (não usei)
1 pitada de cominho, noz moscada, canela e pimenta branca
raminho de alecrim
alho inteiro e sal
Modo de preparo
Após cortada a abóbora, untar um refratário com manteiga. Distribuir a abóbora, misturar as especiarias com o sal e polvilhar por cima. Depois despejar o aceto balsâmico, shoyo e o mel. Colocar também raminhos de alecrim e alho inteiro. Levar para assar por cerca de 30 minutos ou até que esteja macia. Retire do forno e amasse como um purê (retire o alho se desejar).
Creme:
1 cebola picada
2 batatas pequenas picadas
2 cenouras pequenas picadas
Caldo de legumes
Azeite
Modo de preparo:
Despeje um pouco de azeite em um panela e refogue a cebola. Acrescente a batata, cenoura e cubra com o caldo de legumes. Deixe cozinhar. Quando estiver cozido, acrescente o purê de abóbora e corrija o sal. Com a ajuda de um mixer bata tudo até ficar homogêneo, ou use o liquidificador até ficar um creme. Servi com cream cheese e sementes de gergelim.


Então com um toque de sua varinha mágica,
a fada transformou a abóbora numa
linda carroagem.


-Mas, como vou me
apresentar com este
vestido tão velho?


Com outro toque da varinha mágica,
os trapos que vestia transformaram-se num
vestido de ouro e prata,
com deslumbrantes pedras preciosas.


-Volte para casa antes da meia-noite.
Se demorar um minuto a mais
a carroagem se trasformará em abóbora.


Era Cinderela...
tão bondosa e tão bela! - Fim

Eu e a abóbora não somos amigas... apesar de apreciar sua belíssima
cor. Mas, foi gentilmente incluída na dieta e na escolha entre
sabor ou saúde... claro, me esforço para ficar com os dois...
Minha mana passou a receita e tenho que confessar...
o perfume delicioso me convenceu experimentar e repetir...
Noite fresca, com chuvinha ... e em boa companhia, ornou purdimais!

Fico grata pelas visitas, viu?! =]
Desejo um final de semana encantado...

Um bejim!
=)
Post programado

16 comentários:

Anônimo disse...

Tem muito bom aspecto!
Beijinhos

Renata disse...

Adorei seu post, as receitas parecem deliciosas, adoro abóbora! Amei seu prato chic!
Um ótimo fds pra vc tb!
Bjsss

Lari/Jê disse...

Nossa... Parece uma delícia esse creme =D
E as fots então... Fizeram toda a diferença!!!

Beijos
Lari

Gourmet e Gourmand disse...

Vinni que delícia e a receita é super requintada :o
A apresentação ficou nota 10! Parabéns :)
Um abraço,
Queila

Elice Hadassa disse...

Sua criatividade em fazer uma rima, ou contar uma historinha em cada receita é muito legal! gostei muito do seu blog...
Parabéns,Vinni.
Beijos

Adda Ritzel disse...

...e quando a Cinderela viu a beleza da abóbora e observou atentamente a horta que cultivava em seu quintal, falou à fada:
- Deixa pra lá, fadinha querida! Vou fazer uma receita muito especial que a Amehlia me deu e ceiar com meus amiguinhos animais. Vou levar também um porção pra o príncipe e pegá-lo - literalmente - pela boca. kkkkkk

Josy disse...

Vinni querida suas receitas sempre tão cheias de encanto. Delicioso esse creme de abóbora. Diferente de vc, eu adoro a abóbora de várias formas. Com certeza ficou deliciosa. E seu texto inspirador como sempre. Amei..bjocas, um lindo final de semana amiga

Mirane Mcleslie, Canada, Ontario disse...

Parece delicioso! Estou com uma moranga que eu plantei esse ano e fiquei com pena de cortar no Halloween, vou experimentar!
Bom Final de Semana!

Mirane

Ameixinha disse...

Que prato maravilhoso, apresentação apetitosa :)

Xana Bértolo disse...

Bem, que puré fabuloso.. Amei o aspecto :)
um beijinho minha querida, bom fim-de-semana

Dulce Caldeira disse...

Olha que histórinha gostosa Vinni,gostei de ouvir;)
O teu creme está Chic por dimais moça, essas sementinhas se sésamo devem ter dado um toque todo especial.
Deixo um grande beijinho com votos de um óptimo Domingo.

Gina disse...

Tem alimentos que são assim, não nos encantam de primeira, mas a insistência em prová-los cada dia mais pode mudar radicalmente nossos hábitos.
Aconteceu comigo em relação à rúcula, à beterraba, alimentos que não apreciava e hoje adoro!
Vinni, espero que tenha um ótimo final de semana, viu?

Patty Rocha disse...

Eu adoro abóbora!
Mas adorei mais sua mistura de receita com o mundo infantil.
Parabéns pela criatividade!!! Bjs

Patty Rocha disse...

Oi! Esqueci de dizer que as fotos estão LINDAS!!! Bjs

Fabi Mori disse...

Hummmm nem posso ver pq gosto muito de abóbora e sua receita ficou um espetáculo!!

As fotos com a Cinderela ficou combinando demais... gostei!!!
Vou experimentar.
Beijim, Fabi

Sara W. disse...

Que FOFO!!!!
Adorei a Cinderela com receita de abóbora, nota 10!
Que combinação gostosa de ingredientes e de fotografias...SHOW!
Beijos!!