05/11/2011

Bolo com vitamina C na tigelinha - de mãe!

Pesos desnecessários causam sempre dores desnecessárias.
Esvaziei a mala, olhei no fundo dela, limpei e estou
indo preenchê-la com coisas novas.
Sensações novas,
situações novas,
pessoas novas.
Tudo novo.




Mudei muito,
e não preciso que acreditem
na minha mudança
para eu ter mudado.



Bolo com Vitamina C, de mãe

2 ovos
1 xícara (chá) de água + 1 vitamina C efervescente
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de óleo
2 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo
Dissolver a pastilha de vitamina C na água.
No liquidificador bater todos os ingredientes, exceto o fermento em pó.
Acrescentar o fermento e pulsar somente para misturar.
Despejar em forma untada e enfarinhada levar para assar por cerca de 35 minutos.

Obs:
1. Eu espremo 1 laranja junto com a água até completar 1 xícara.
2. Uso tigelinhas de inox e assam com 25 minutos (dentro de uma assadeira).
3. Para minha filhota faço purinho na tigelinha, fica muito fofo e ela come de colher.
Para o maridoco acrescento frutas cristalizadas pq ele ama! =)


Prosa
Quem tem criança sabe a preocupação que é com a saúde...
Minha mãe se virava como podia e como a criatividade mandava...
Tínhamos bolo de cenoura, broa de fubá e... 0 querido bolinho amarelinho!

Os tempos eram outros... filhos + vitaminas = Caseirinhas....
Não havia receita médica, havia receita da comadre...
E na falta de formas diferentes... panelinhas iam ao forno.

Um domingo vitaminado, viu?!
Um bejim!
=)
Notas:
1. Receita de minha mãe que sempre fez... e eu faço também.
Na dúvida pergunte ao seu médico, ok?!
2. Compro na farmácia o suplemento
Redoxon zinco.
3. Post programado.
4.
Frases - Caio F. Abreu

19 comentários:

Chris Ferreira disse...

Oi Vinni,
nossa, não acreditei quando vi. Que máximo essa receita. Adorei tudo.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com

Jo Turquezza disse...

Está com uma aparência maravilhosa e parece muito gostoso.
Mas nunca ouvi isso: bolo c/C efervescente .......
Será que esquentando não perde a vitamina?
Será que a laranja também perde a vitamina C quando assamos.
Um caso a pensar rsrs
Gostei da "mudança" ....
Beijos.

Renata disse...

Essa foi nova pra mim! Nunca tinha ouvido falar em usar Cebion como ingrediente :) Muito criativo!
Bjss e um ótimo domingo!

Paula Pacheco disse...

Isso que é um bolinhos diferente, com o tempo em Ctba bem instável, farei todos os dias para os meus pimpolhos que estão sempre com nariz trancado, ficou bem fofinho amiga,
bjs
Paula

Lu disse...

Ow sabedoria de mãe, né!! Estou colocando nos meus arquivos.
Gosto muito deste Blog, parabéns sempre! Bjk

Lari/Jê disse...

Hummm!

Interessante!
Curiosa pelo gostinho...

Amei!
Bom Domingo!
Beijo JÊ

São Ribeiro disse...

É A PRIMEIRA VEZ QUE VEJO UM BOLO COM ESSA VITAMINA.
GOSTEI BASTANTE DO ASPECTO...UMA DELICIA CERTAMENTE.
BOM DOMINGO
BJS

Ameixinha disse...

Passo a vida a tomar vitaminas e suplementos alimentares. Esta é uma boa maneira de fortalecer ainda mais o sistema :)

Josiana Leite disse...

Amo seus post sempre belos e ótimas receita já to repetitiva, mas fazer o que é tudo de bom aqui, bjs

Josiana Leite disse...

Amo seus post sempre belos e ótimas receita já to repetitiva, mas fazer o que é tudo de bom aqui, bjs

Josy disse...

Que belezura de bolinho Vinni e que carinho com a pequeninha, assim que fui lendo os ingredientes da receita achei que o Redoxon seria substituido pelo fermento, mas vi que não, gostei muito desse bolo, super diferente e com certeza delicioso...beijinhos ótimo domingo

Re Batista disse...

Que delícia, que carinho, que capricho!
Pra mim foi um prazer te ter nos destaques, eu que agradeço.
Preciso de uma vitamina destas rsrs.

Meu e-mail aparece em todas as postagens, no final, na minha assinatura, rsrs.
Engraçado que as vezes passa despercebido.
casacorpoecia@yahoo.com.br

Beijo pra você e boa semana.

Teresa Newman disse...

não conhecia, mais valeu a criatividade.

Cristina disse...

Que delícia Vinni, adorei a ideia!!
Sempre achei que inox não podia ir ao forno...aprendi mais uma!!
Bjs e boa semana pela frente...

Cheiro de Vanilla disse...

Que novidade, amei e guardei a ideia.
Bjs....

Sara W. disse...

Super novidade e super capricho que só encontro aqui!
Nota 10 p sua mãe q mesmo "sem recursos" usou de criatividade na cozinha, vc puxou heim...heheh
Fotos muito fofas comadre!!GOstei do texto,obrigada!
Beijos!!

Morar bem disse...

Também tenho algumas receitas da mamãe. E sendo de mã não faz mal.
Gostei da história de fazer na panelinha, e claro, ver suas fotos e bolo na tigela é uma alegria.
Tenho suplemento aqui vou fazer.
Beijos e obrigada pelas frases!

MARARIA disse...

Asombroso que le pongas vitamina C al bizcocho, pero claro es gasificante y tiene que quedar el bizcocho esponjoso! gracias por la idea.

Velminha disse...

Amei a postagem e o carinho nas fotos!
Receita de mãe é sem igual, marca mesmo... obrigada por partilhar lembranças!
Estou amando as mudanças.

Um abração!