25/01/2014

Nada muda se eu não mudar.

Sim, uma frase muito conhecida, admirada, compartilhada e pouco praticada.
Normalmente gosto de ler um livro com calma e meditar nas passagens se tiver algum ensinamento... 
em um me deparei com a frase acima. 

Logo veio a lembrança de uma senhora numa reportagem sobre enchentes... 
(não entrarei no mérito da questão de culpados - é uma ilustração). 
Ela estava irada e gritava dizendo que há mais de 20 anos era a mesma coisa, 
tudo inundava, ela perdia móveis e prejudicava seu imóvel. Então ela fazia todos os anos (20!) a mesma coisa... 
limpava, reparos na casa, compra de móveis esperando a próxima enchente, pois nem o prefeito 
fazia nada, nem as chuvas paravam no verão.

Pensando dentro da ilustração... E se nos primeiros anos ela tivesse vendido a casa, 
mesmo por um preço mais em conta? 
E os valores gastos todos os anos com reformas + móveis + saúde para aguentar tanto stress? 
Ficar esperando pelo outro ou pela sorte foram as melhores escolhas?

Não posso julgar ninguém, mas posso tentar trazer algum aprendizado para minha vida...







Eu já aprendi também com uma "enchente" que inundou a minha vida que é melhor mudar!
Mudar antes que seja tarde para se resolver certos assuntos.

Mudar de hábitos alimentares antes que venham as doenças...
Mudar de sedentário para praticante pelo menos de caminhadas....
Mudar de ser capacho dos outros, de ser prestativa demais, de só se doar...
Mudar de ser dona da razão ou a passiva onde todos decidem por você...
Mudar a forma de se olhar, de se enxergar... por dentro e por fora...
Mudar de roupa, de ares, de amizades que nada te acrescentam ou só te denigrem...
Mudar de religiosidade para atos de generosidade, de amor e de fé...
Mudar de casa, de cidade, de país, de emprego...
Mudar a forma de olhar a família, o próximo, a natureza... a Deus!

Mude! Só depende de você! 
Tome a decisão no seu coração, peça ajuda Aquele que tudo pode!
Saia da situação que se encontra e não te agrada, não aguarde a próxima enchente...
a próxima doença, a próxima agressão, a próxima decepção...

Por vezes é melhor perder um pouco na "venda da casa" agora, do que perder tudo lá na frente.
Comece com o que pode no momento, com pequenos passos, mas saia do lugar... 
o ano está começando ainda e muita coisa boa há de te alcançar.
Seja forte, seja persistente, seja corajosa...

Alimente-se bem, alimente sua alma com palavras sábias, com a Palavra de Deus, leia Salmos, 
cante músicas boas e que te edifiquem... 
desapegue daquilo que sangra teu coração ou suja seus pensamentos!

A vida é agora, outras estações virão com novos desafios... contrate logo o 'caminhão' 
da sua mudança e pegue a estrada na direção da felicidade!

É meu desejo... mudar sempre e para melhor! 
Desejo para os meus e para você também!

Espero te encontrar no final do ano para contarmos os resultados de nossas novas atitudes!

Um bejim especial!
=) 
PS: Quando eu parti a romã, vi uma casca firme por fora e pequenas 'gotinhas' rosas tão frágeis por dentro. 
Pensei como por vezes somos cabeça dura e de como somos cheios de tantas coisinhas por dentro... 
físicas, mentais e espirituais. 
E o cuidado que devemos ter com todas... pois quando uma começa desmoronar...

"Sê forte e corajosonão temas, nem te espantes, 
porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares." - Js 1:9

43 comentários:

Pipinha disse...

Que post ótimo para reflectir, Vinni! Gostei muito! :)

Beijinhos do meio do Atlântico,

Pipinha

AnaCristina disse...

"por acaso" esse post é meu momento de vida...em vários aspectos...mas ainda não comecei a fazer nada...

Rosana Remor disse...

Eu concordo com vc!A maior mudança está dentro de nós...não é fácil, mas devemos dar o primeiro passo.Beijos.

Patricia Faria disse...

Mudanças fazem parte da nossa vida, e as vezes elas são necessárias para melhorias.
Vc tem td razão amiga, vemos historias assim o tempo td principalmente na TV, a maioria das pessoas só sabem reclamar, se levantar, agir e tomar um decisão para mudar a situação esta fora de questão para eles, e vivem assim, sempre esperando pelos outros, infelizmente muitos são assim.
Gostei bastante do versículo para o dia de hj ^^
Beijão!

Unknown disse...

Nossa que texto lindo, cheio de ensinamento. Me emocionou!
Obrigada pela mensagem.
Beijos
Ki
www.donakizzy.com.br

Diana disse...

Olá, Amehlia!

Quantos ensinamentos a vida nos dá e, muitas vezes, não percebemos!Gostei muito dos tópicos citados para se ter uma vida melhor!Nesse mundo tão injusto e conturbado, às vezes,deixamos as oportunidades passarem, não olhamos para o outro, não nos cuidamos...Meditar, relaxar, ler um bom livro,ouvir uma música que toca à alma já fazem a diferença!Um bom domingo
para você.Bjs.

Lia Gloria disse...

Sim! Precisamos cuidar do 'todo'. Não adianta de nada, cuidarmos do físico em detrimento do espírito, e inverso também.
Porque mudar é tão penoso para algumas pessoas, né?!
Rubens Alves fez uma ótima leitura sobre a resistência que algumas pessoas tem perante as mudanças. Comparando-as aos piruás, milhos que resistem em estourar.
Um lindo domingo pra ti!

bjs

Maria Ferreira N. Vechi disse...

Realmente,não convém ficar esperando que os outros mudem para que as coisas melhorem.E se nunca houver mudança da parte de outros?
O melhor mesmo como disse é que essa mudança venha de nós.Bjs,bom domingo Amélia.

Unknown disse...

Oi oi querida,antes de mais,nós devemos sempre ter tempo para cuidar de nós próprias e depois há que mudar em determinadas atitudes menos boas que por vezes a gente toma. Portanto,desejo tudo de bom para ti,espero que o teu mês de janeiro termine da melhor forma possivel. Muitos beijinhos,fica com deus e até breve!! http://musiquinhasdajoaninha.blogspot.pt

Marcia Gonçalves disse...

olá, Amélia, é a 1ª vez que acesso seu blog... e não podia ser em momento melhor... adorei seu texto, é exatamente como se sinto agora, suas palavras só vieram reforçar minhas idéias. Vou te acompanhar durante o ano, é claro e lá na frente vamos comparar os resultados, e que sejam positivos....
Mil bejins,
Marcia

Lúcia Soares disse...

Vinni, um texto para reflexão, com muita sabedoria. Estou numa fase assim, de mudanças, precisando apenas...dar o primeiro passo. Ninguém disse que é fácil, mas é possível.
Um lindo ano de decisões, todas boas, esperemos.
Beijo e boa semana.

bycantini disse...

Gostei muito do post.
Realmente devemos sempre mudar o que precisa.
Amei as fotos.
Beijos Nath (Blog da Cantini)

Unknown disse...

Oi flor! Verdade, as pessoas(que sempre reclamam) estão sempre esperando que o mundo mude por elas, mas elas nunca mudam para o mundo, sempre a mesma coisa! Beijocas!

Thais disse...

Vinni...

É a mais pura verdade...
Essa história de deixa a vida me levar... é absurda e prejudicial.
Podemos sim mudar, na verdade transformar nossa história de acordo com as escolhas que fizermos.
O poder está em nossa mãos...
O livre arbitrio nos afastou daquele que tudo pode, e que nos faz enxergar o que não podemos enxergar...
O caminho é simples e único Jesus!!
Beijos
Thais

Ciane disse...

SIm, mudar! Foi por isso que Deus nos deu essa liberdade de escolha, e mesmo nós humanos errando e pecando, o perdão.
Engraçado, esse foi o tema do culto de hoje aqui na igreja!
Uma semana linda pra vc, Vinni!
Beijos

Anônimo disse...

Nossa seu post veio em boa hora ,estou passando por um momento bem assim.Consegui comprar um apartamento que tanto queria e era um sonho. Mas infelizmente longe do meu antigo bairro dos amigos e parentes. Depois da mudança vieram muitos problemas e a falta das pessoas queridas que tanto nos ajudam. agora depois de um ano neste lugar eu e meu marido tomamos a decisão de vender o apartamento que tanto sonhamos e voltar para nosso antigo bairro. percebemos que a nossa felicidade está onde está também nosso coração. Em breve se deus quiser estaremos voltando para nosso verdadeiro lar.Não foi fácil tomar essa decisão mais quando a gente escuta o coração e coloca nossa felicidade em primeiro lugar tudo volta ao seu lugar. Bjs e fica com deus.

Luciana Aragão disse...

Texto lindo!Vou compartilhar tudo que li. me vi em muitos trechos, os hábitos alimentares estou conseguindo mudar aos poucos.

bjos

Unknown disse...

Olá ! Sempre um aprendizado passar por aqui. Amei sua postagem. Este ano quero mudar meu ritmo de trabalho e acho que já comecei vitoriosa. Pelo menos já tive tempo para ler... e quero fazer mais coisas que a luta do dia a dia vai nos impedindo.
Boa semana, bjs

Simone Felic disse...

Quem seria o louco pra comprar uma casa que enche, a mídia está aí pra sempre nos lembrar os lugares que enchem nas cidades,é uma situação muito difícil de se comentar ,tem coisas que mesmo que queiramos mudar elas não mudam.
bjs
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

Patrícia Gonçalves disse...

Que bela reflexão e que maravilhoso texto!
Veio em boa hora. Falamos disso hoje aqui em casa. Nada vai mudar se não mudarmos, essa lição está sendo dada ao meu filho que está com 14 anos. Mostramos á ele como funciona a vida. Ação e reação... é bem por aí.
bjss e uma linda semana!
Paty

Rosélia Santos disse...

Amo esse cantim... Principalmente, quando estou meio assim. Tem aconchego. Que nem casa de mãe. Xerim Vinni.

Rosinha Benvenga disse...

olá Vinni,texto maravilhoso,preciso por em pratica bjs Rosinha

Landa disse...

Que lindo! Acabo de retornar de férias, considerando que 2014 está começando agora pra mim; seu texto me inspirou muito!

Kelly Seixas disse...

Que maravilhosa postagem!!! Parece que me deu uma bela de uma sacudida... Amei a comparação com o romã tem muito sentido...
Bem vou pegar o caminhão e começar minha mudança antes que seja tarde demais!!!
Tenha uma linda semana e fique com DEUS.
Beijocas.

Denise disse...

Oi, Vinni!
Amei a reflexão! E mudar é uma coisa por vezes muito penosa. Exige persistência!
Amiga, vim lhe desejar uma excelente semana!
Bjs.
http://dedeartes-denise.blogspot.com

Chris Ferreira disse...

Oi Vinny, é isso mesmo. Precisamos mudar, agir no nosso círculo de inflência e não ficarmos na reclamação e esperandoq ue alguém faça algo por nós.
Amei o texto e a imagem.
Uma ótima semana pra você
beijos
Chris
Inventando com a Mamãe

Simplesmente Martha disse...

Lindo texto pra meditar mesmo! amei muito!! bjinhos

Andressa Coelho disse...

Oi Amelhia minha querida, vc não imagina o quanto seus posts me faz bem, suas palavras sabias são um combustível para os meus dias, meus sonhos, minhas metas... saiba que me inspiram demais!! eu escolhi mudar sempre que for preciso e fazer sempre o que me faz bem, afinal nada muda se eu não mudar, rsrs

Bjão um ótimo ano pra vc cheio de muita paz e realizações!! Deus te abençoe!!

Lory disse...

Oi Amehlia!
Adorei o post. É verdade, a mudança tem que acontecer dentro de nós. Nada de esperar que os outros mudem...O difícil, as vezes, e ter coragemm para esta mudança.

Beijo e uma ótima semana!

Artes da Vovó Mada 2013 Brasil disse...

Realmente a frase tão falada e escrita tem pouco uso realmente...linda mensagem, abraços.

Adriana disse...

QUERIDA, TODOS NÓS PASSAMOS POR MUITAS ENCHENTES. APRENDEMOS COM ELAS, NÃO É? ADDDOREI SEU TEXTO.BJSSSSSSSSS

Cantinho da Selminha disse...

Oh minha lindaaaa, até chorei com a sua mensagem, que dom lindooo, de animar, de encorajar sem ser indelicada, ah ah se as pessoas fossem assim, bjbjbj,e obrigada por está linda mensagem de força e amor! Ameiiiii!

Cantinho da Selminha disse...

Oh minha lindaaaa, que linda mensagem de amor, de força de fé, de ânimo , e tudo isto sem ser indelicada, você arrasou, até me emocionei, obrigada pelo post maravilhosoooo, beijossss pra está pessoa de coração tão lindoooo!

António Je. Batalha disse...

Estive a ler e a ver não só esta postagem mas uma parte de seu blog,e gostei, dou-lhe os parabéns pelo blog por seu trabalho e obrigado por partilhar.
Ficarei muito feliz se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais,
decerto que vou seguir também o seu blog.
Deixo as minhas cordiais saudações, e muita paz.
Sou António Batalha.

ZULMIRA ROMARIZ disse...

Amelhia, mudar depende de nós,
os outros não podemos mudar, mas
nós, basta querer, custa, mas vale
a pena o esforço, beijo amiga

Val disse...

Uma bela reflexão Amehlia! dá o que pensar, realmente, Bj

M de Maria Ateliê disse...

Oi Vinni,
Tudo bem?
Voltei hoje a blogosfera!

Como disse, as vezes é melhor perdermos um pouco, para ganharmos depois.
Algumas trocas são necessárias, assim como desapegos.
Se não for assim, a vida estaciona.
Mudar faz parte do crescimento.
Penso assim.

Adorei a comparação com a romã.

bjs
Ótima segunda e semana,
E não posso sair daqui sem falar pela primeira vez no ano 'lindas fotos!!! :)
bjs

Unknown disse...

Adoro suas fotos e frases e tudo aqui!

Imaculada disse...

Saudades do seu cantinho!
Amo passar por aqui te ler, ver as deliciosas receitas que me dão água na boca e prosear contigo...é muito bom. Aos poucos estou voltando.
Abraços! Boa noite e um lindo amanhã pra ti.

Grazi disse...

SABE QUE JÁ TINHA VISTO ESSA POSTAGEM, MAS NÃO PAREI PRA LER TUDO...E AGORA, TE VISITANDO NOVAMENTE, ENCAIXOU PERFEITAMENTE NO QUE ACABO DE POSTAR LÁ NO MEU BLOG...EU SEI QUE A MUDANÇA TEM Q PARTIR DE DENTRO DE MIM, DIFÍCIL TÁ SENDO SABER POR ONDE COMEÇAR!! bJCAS

Cilene Ribeiro disse...

Nossa !! isso é tudo que eu precisava ler ... parece até que foi escrito só pra mim ...recentimente fizemos uma mudança enorme na nossa vida , a muitos meses eu e meu esposo estavamos desejando esta mudança , mas o medo sempre era um grande obstaculo até que um dia decidimos e assim fizemos ...pensei que seria muito dificil mas ao contrario se soubesse que seria assim teria mudado antes ... mas naõ só de moradia , cidade estado , mudei tambem meus sentimentos atitudes , estou cuidando mais de mim , me amando mais e estou feliz comigo mesma ...este post é tudo que estou vivendo ...obrigada querida amiga ... obrigada de coração

Rebeca disse...

Ótimo!!!!
Bjs

Karin Ramos disse...

Maravilha de postagem!!!! Deus te abençoe!!!