16/02/2012

Berinjela, sempre versátil!

Aqui... Que berinjela é versátil muita gente sabe... e a cada receita que aprendo mais satisfeita fico.
Confesso que nem gostava, mas quando eu era noiva ainda, via a família de meu cumpadi
suspirando (tagarelando Dio santo! :) e dizendo mamma mia a cada fornada, tive que conferir!
... foi questão de tempo, paxônei!

Outro dia senti o cheirinho quando a querida Lourdes serviu... e hoje fiz também!
Fiz uma quantidade boa que rendeu um refratário e panelinhas ( já pensando no jantar, claro)...
No recipiente maior, deixei mais molho para todos se fartarem com arroz branquinho.
E nas panelinhas adicionei cream cheese e deixei secar bem para o molho se misturar aos queijos.


Agora é só aquecer e cada um come como preferir... com arroz, com pão ou purinho... facim! =]


Berinjela com Tomate e Muçarela

1 berinjela média (usei 2 grandes)
1 tomate grande (usei 3)
1/2 pimentão vermelho picadinho (usei 1 verde)
2 cebolinhas verdes (parte branca também)
2 colheres de molho de tomate (usei meio pacote)
1 pitada de páprica doce
1 dente de alho
1/2 xícara de caldo de legumes (não usei)
Muçarela bolinha (usei fatias)
Azeite de oliva
Folhas de manjericão a gosto

Modo de preparo:
Corte a berinjela em rodelas e deixe-a de molho em água com um pouco de sal.
Enquanto isso prepare o refogado. Em uma frigideira esquente o azeite, frite o alho, coloque o pimentão,
o tomate, a cebolinha, a páprica e uma pitada de sal, e deixe refogar um pouco.
Se precisar coloque um pouco do caldo de legumes. Quando o tomate estiver cozido, coloque o molho de tomate, mexa para incorporar e desligue o fogo. Reserve.
Escorra a berinjela com o auxílio de uma peneira. Reserve.
Besunte um refratário com azeite de oliva e disponha a berinjela sobrepondo as rodelas,
espalhe por cima o manjericão e em seguida coloque o refogado de tomate e por cima mais
um fio de azeite. Coloque a muçarela e regue com o caldo de legumes.
Leve para assar em forno quente por 30 minutos ou até a berinjela ficar macia.

Nota:
Receita: Coisas cá de casa - Lourdes.


A Lou tem as coisas cá de casa... e eu tenho as côiss cádi casa =)


Uma bela noite prá você, viu?! ... Tem uma panelinha e uma turminha me esperando na cozinha... rs

Um bejim, Vinni

14 comentários:

MissB disse...

Hummmm parece ser delicioso, adorei!
Beijinhos

COLHENDO FLORES ENTRE ESPINHOS disse...

Que delícia! Berinjela é tudo de bom
bjs
juliana

Maria Carolina disse...

Uhm... amo berinjela! Sou de família italianíssima e minha mãe costumava fazer umas berinjelas gratinadas que eram de matar!!! Essa receita me fez pensar nela com muitas saudades!!!

Bjins

Cantinho da Zazá disse...

Que legal! Hj eu tb postei uma receita com berinjela!
Adorei a sua receita e vou experimentar fazer assim do seu jeitinho. Quando puder, dá uma olhadinha na minha receita, que tb é bem fácil, e depois me diz se vc gostou! Bjs, Zazá

Maria de Lourdes Ruiz disse...

Sua berinjela ficou mais chiquetosa nessa panelinha hehe.
Vinni já retirei a verificação de palavras dos comentários do meu blog.

Fico grata pelo toque. Um beijo e um queijo amiga.

Anita disse...

Como vai você??? Eu continuo a mesma, mas os meus cabelos... quanta diferença... kkk. É verdade, cortei o cabelo. Passei mesmo pra matar as saudades, porque comida... só alface!!!
Se bem que vim conferir a receita porque estou com umas beringelas na geladeira e vou usar amanhã. Vim me inspirar, como é facim, pode ser... bjs.

Sara W. disse...

Oi flor!
Tb adoooooro berinjela e acho que a sua num pãozinho francês com todo o queijinho derretido huuuuummmm !!!
Cairia muito bem!
Fotos PERFEITAS!!! E a panelinha é a sua cara. Bjs e bom feriadão

www.sosimplesassim.com.br disse...

Vinni querida,
Eu também a cada vez que faço uma receita com berinjela, mas fico fã dessa delícia. Essa receita eu não conhecia e já vou fazer.
Ontem coloquei no Simples Assim sua receita de empadinha de pão de forma, que é boa demais.
Espero que goste.
Bj,
Lylia

Patty Rocha disse...

Nota 10!!
Adorei a idéia de fazer individual, poxa mt legal p servir.
Enfeite lindo, amo coisas assim na varanda. Eu quero panelinha chique hehehe
Bjs bjs

Velminha disse...

Amei de paixão a panelinha, que cute!
E a receitinha tb, claro. Tão curtida assim no molho e no queijo eu comeria com torradinhas!
Tá muito caprichosa. Abração!!

Morar bem disse...

Estou apaixonada por sua panelinha e pelo papagaio!!
Adoro ver sua casa e o capricho que coloca em tudo.
A receita vai ser ideal no feriado vou seguir a dica de servir com pão, afinal não tenho panelinhas como você...risos
Beijos, Lucinha

Velminha disse...

Voltei prá dizer que fiz a receita da Lourdes e ficou uma diliiiça !!!
não tinha cream e coloquei requeijão, ficou perfeito! Obrigada!
Abração,
Velminha

Dani Pivatelli disse...

Não curto berinjela não. Mas curti sua panela

ANDRÉA disse...

Adorei te conhecer!!!!
Vc é uma pessoa muito simples e com um coração grandioso.
Faz um tempão que eu estou aqui olhando as sua postagens.
Tô encantada com tudo que vi.

Beijos
da sua mais nova amiga
Andrea