03/03/2011

Receita: Broa de fubá com erva-doce e limão

Com esse tempo agradável, ficamos mais acolhidos em casa e surgem lembranças nostálgicas...
Na minha memória de infância a minha terra é adornada assim...

Por mãos envelhecidas que fazem crochê, por peças de cozinha esmaltadas,
café coado com açúcar para a prosa de fim de tarde.
Queijos, biscoitos de goma e pão de queijo...

Fazendas com pastos verdejantes onde se perdia na hora cavalgando...
Família grande onde todos ainda eram pequenos...
E a broa de fubá de mãe!


A fôrma tinha que ser grande, típica de roça, de fazenda...
para servir com fartura... e a frase única que era ouvida por todos os vizinhos...

"Chega prá cá prá tomar um cafezinho, passado na hora... com um bolinho."



Broa (bolo) de fubá com erva-doce e limão

Ingredientes

3 ovos
meia xícara (chá) de óleo
meia xícara (chá) de açúcar
1 e meia xícara (chá) de fubá
1 xícara (chá) farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de erva-doce
1 colher (sopa) de fermento em pó

Cobertura

3 colheres (sopa) de açúcar
8 colheres (sopa) de água
1 colher (sopa) suco de limão
Raspas de limão


Modo de preparo

Misturar os ovos com o açúcar.
Acrescentar o óleo, o leite, farinha de trigo, fubá, erva-doce, sal.
Misturar bem e acrescentar por último o fermento em pó.
Despeje a massa em uma fôrma de buraco no meio untada e enfarinhada e leve ao forno médio,
preaquecido, por 30 minutos ou até enfiar um palito, ele saia limpo.

Em uma panela, leve ao fogo baixo o açúcar, a água e o suco de limão até ferver. Reserve.
Retire o bolo do forno, e espalhe a calda reservada sobre o bolo e decore com as raspas de limão.


A Erva que dá vida ao bolo, perfuma, estimula e acalma...
É assim, Doce.


O bule foi de minha avó, a receita de minha mãe e o café feito por mim...
Servidos com o mesmo carinho de outrora,
para minha família, agora.


"... melhor que isso só café com broa... "

Um bejim!
=)

Receitas:



43 comentários:

Morar bem disse...

Vinni,
Fiquei emocionada querida!
Vc conseguiu passar alma nas suas palavras. Senti saudades da minha infância, da minha mãe lendo cada palavra que escreveu.

Que delícia de prosa, que fotos lindas!! Tudo tão simples e com tanto amor.
Amei a forma e o bule da sua avó.
Amo bolo de fubá, já anotei e vou fazer lendo seu texto novamente.

Beijinhos querida!

Anônimo disse...

Wow!Que texto maravilhoso!
Quanta poesia encontramos nessa cozinha...e carinho de mãe!
Receita para uma boa prosa mesmo como diz você. Gostei do toque de limão e da sua fôrma é bem alta, diferente.
Bjs e boa noite!

Sandra (patch & bordados) disse...

Oi menina preciosa!
Que doces memórias... Não sei como vc consegue morar em S. Paulo com tantas recordações que quando li meu coração até ficou apertadinho...Definitivamente eu não consigo sentir nostalgia! kkkkk
Imagino que vontade vc deve ter de rever as nossas lindas montanhas, as fazendas e este lugar tão especial que são as nossas Gerais.
A broa de fubá tá de dar água na boca, viu comadre! Deus a abençoe, beijos.

Patty Rocha disse...

Nossa amiga q delícia de post.Seu bolo ficou maravilhoso, mas o texto marcou!!!
Um simples bolinho vira uma festa nessa cozinha. Que memória linda de infância vc tem...
Adoro os mineiros e toda aquela comida boa.As pessoas te recebem como se fosse da família, incrível!!!
E vc é a mineirinha mais querida da blogosfera!!!
Um beijim procê.

Velminha disse...

Oi Vi,
Minas Gerais é tudo isso e muito mais.Povo simples e acolhedor...e comida com fartura para todos que nos visitam.
Que forma grande, fala onde comprou...quero uma assim...
Lindo post! Um abração!!

Aninha **Fairy** disse...

Ai que gostoso!!!
Tudo de bom com um café, ou um chazinho quente (pro frio) ou gelado (para o calor)
Que gracinha seus acessórios de cozinha! São laranjas como os meus....rs...

Beijos!

Cheiro Doce disse...

Poxa que delícia de post! Adoro vir visitá-la por isso, aprendemos receitas maravilhosas, recebemos belos ensinamentos, voltamos a nossa infância num piscar de olhos... tudo aqui é bom e tem uma energia maravilhosa!!!
Impossível não voltar todos os dias!! ehehe

Beijos
Ana

Jotta e Rosley disse...

Bolo de fubá acompanhado com esse cafezinho no bule da avó, só na cozinha da cumadi Vinni, abraços!

Andreia Braga disse...

Que bela receita e que lindo texto!!!!

Bjs

Andreia Braga

ttp://geadocesegostosuras.blogspot.com

Sara W. disse...

Bolo com poesia, amei!
Amiga, vc faz a diferença mesmo. É tão querida e admirada, mas mantem a humildade e o orgulho de sua terra.

as fotos estão fantásticas! Só na cozinha mineira prá um bolo virar uma deliciosa prosa.
Crochê, peças esmaltadas, tudo isso é a sua cara! A foto da erva e a última tipo antiga, ficaram perfeitaas!!

Gostei da sua forma, tb qeuro saber onde comprou..quero fazer um bolo igualzinho..risoss
Flor fica com Deus!Bjinhos e inté!

Unknown disse...

Comadre,
De tão singelo, minha alma voou mais alto e mais leve!Beijão.

Angela Bergamaschi disse...

nossa.to imaginando o cheirinho ..que delicia..bjo

Anônimo disse...

Oi, lindona!
Me deu vontade de um bolim e um cafezim... mas sem erva doce que não sou chegada... no máximo um chazinho... mas no bolinho naum!

Tava com vontade de comer um bolinho de laranja, mas não tava afim de espremer laranja... aí comprei pronto, e a vontade continua... o industrializado não é a mesma coisa né?!

Outro dia fiz um de coco... ficou tão bom... ADORO bolo!

Um beijão pra vc que morro de saudade!

Soraia Melo disse...

hummmm..que delicia..adoro bolo de fuba...obrigada pela receita querida!
beijinhos querida e aproveite o feriadao, viu?
So *Ü*

Saam! disse...

Boa noite Vinni! Que post mais lindo! Minas Gerais é bem assim mesmo, minha família é de lá, minha mãe é de lá, entao sinto como se também fosse, e é realmente assim mesmo, uma delícia de povo, de lugar! E aqui em casa, mesmo com a correria do dia e os trabalhos, tentamos manter essa tradição tão gostosa!
Nunca tinha feito broa de fubá com essa caldinha de limão! Uma ótima idéia!

Beijos

tatiane disse...

Emocionante seu post, suas lembranças, as fotos delicadas. Como disse a Sara nos comentários, "bolo com poesia". Às vezes também me pego relembrando os aromas da minha infância, também tem muito bolo de fubá e café passado na hora... tempo bom!
beijos e ótimo feriado!

Gourmet disse...

Voce escreve e parece que estou vendo as cenas, bem tipicas desse nosso brasilzão! Manda um pedacin dessa broa pra acompanhar o meu chimarrão!

mollymell disse...

Amehlia, brigadinho pela visita cumade.
Fico boba de vê como consegue fazer postagem tão lindas assim. Suas fotos já são fotos profissionais.
E essa prosa gostosa... Bom demais vir aqui.
Adooooooro bróa de fubá. Vou experimentar essa receitinha, mas não vou colocar a erva-doce. Não gosto. Se acha que vai ficar ruim sem ela. É que eu e essa danadinha não cumbinamos bem.
Beijins e boa noite.

Isabel Salvador disse...

Este bolo deve ser uma maravilha amiga,vou guardar para fazer vou vou amiga,bjokinhasss grandes adorei o bule da sua avó

Dulce Caldeira disse...

Oi querida Vini, adorei seu bolinho e toda a envolvência que você colocou nele, amei o bule, a receita e o bolo. Vou levar a receita e fazê-lo com toda a certeza ainda hoje, depois conto.
Um beijo grande:)

"Manjares da Manu" disse...

Amei o texto, vc me fez lembar de quando eu era criança!!!Lá no sitio da minha vó!!Em casa com a minha mãe!!!Minha saudosa vó fazia muito!!!

Bjs...Bom descanso!!!

Sonhos e Artes disse...

Ôooooooooba!!!!Hoje tem brôa com café! Vamos pra cozinha da nossa amiga mãos de fada!!! Que maravilha! Bjus, Linda!Josi

Paixão com fogão disse...

Ohhh trem bão essa prosa! Me senti na sua cozinha (literalmente). Passa lá na minha procê cunhecer...rs
Eu sou uma paulista em Minas!!!
Parabéns pelo blog!
Bjim
Dri Dauzacker

Anônimo disse...

Aff.... que delícia!!!!! Adoro este tipo de bolo!
Beijinhos
Maria

moranguita disse...

hum esse bolo parece-me fantástico. andocom vontade de fazer boo com fuba que nunca experimentei e este sabendo a mama e do melhor.
beijinhos e bom fim de semana

Luisa Alexandra disse...

Uma maravilha de bolo, está tão lindo!

Simone. disse...

Hummm que trem bão sá!
To sentino o cherin daqui.
rsrsrsrs
Estou sempre aqui tá amiga.
bju
Simone

Chefs.com disse...

Como aprendi com vc: ficou tudibão!
Amei o bule que foi da vovó!!!
Bj e bom carnaval!!!
Marcela.

Susana disse...

Bem... estou deliciada com a receita, os ingredientes e as palavras num todo. Adorei mesmo. Excelente!!!

Beijinhos

JOANA CAMPOS disse...

Já copiei a receita, porque amo esse bolo.

Mas que bule lindo cumadi! amei, to louca num desses, lembro que minha mãe tinha um verde...mas nem ela sabe o que foi feito dele...agora to louca atráz de um. aff

Beijos e bom feriado procê!

Sandra G disse...

Tenho a certeza que vou gostar dese bolinho.

Bjs

Luciane Miranda Arantes disse...

Eita mulher que é só coração!!!
Menina, vou fazer este bolo neste final de semana... to com água na boca, mas quero saborear com tempo pra relembrar coisas boas da minha vida... Obrigada!!!
Lindo e perfeito final de semana para vc!!!

Daniana Bittencourt disse...

Fui capaz de sentir o aroma do café só olhando para esse bule... Que broa deliciosa..
Bom fim de semana!
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

Telma Maciel disse...

Te contar que esse post valeu mais o texto do que a receita (não que eu não tenha gostado. Adoro broa de fubá! rs). Mas ele veio com gostinho de lembranças, de infância, de fazenda, de muita gente feliz... Delícia!!!

ameixa seca disse...

Aqui tenho limão amarelinho, do siciliano, também deve ficar óptimo feito com ele :)

Gina disse...

Vinni, pra mim não carece de cobertura, viu?
Adoro um bolinho de fubá, mas vou comprar uma forma pequena pra fazer só pra mim. Não é egoismo, mas é aquela velha história, ninguém mais come em casa... e se eu fizer grande, lá se vai a dieta...
Bjs.

Xana Bértolo disse...

K bolo fantástico :)... Grandão e super aromático..
beijinhos

Receitas para a Felicidade disse...

Que bolo lindo, que fotos, que historia, tudo gostoso, amei o seu blog e por isso já tou a seguir-te, PARABÉNS!!

Tata disse...

Vinni, sempre que penso na "sua" terra, me vem uma lembrança tão gostosa! Ô terra boa! De pessoas simples, comida boa, quitandas diversas, doce, queijo fresquinho, clima agradável! Fiquei até emocionada.
Deve ser um privilégio viver a infância em terras mineiras.

Broa de fubá com cafezin passado na hora também é túdibao!
Bjs
http://tataecoisasetal.blogspot.com

Laine Linhares disse...

Ai, tô doida pra fazer um bolo de fubá. Tá com uma carinha lindinha dimaisdaconta, hummmmm...
Vou fazer o seu, cumadi, e depois conto como ficou. Só não faço hj porque os zoiudos daqui comeram todos ovos..rsrsrs E tenho que pedir pra eles comprarem amanhã. Hoje, domingo, tá td fechado :(
Bjin e um domingo abençoado por Deus procê!

Sandra (Yrarassy) disse...

Oi Vinni, fiz a Broa de Fubá...sucesso!!!!
Parabéns, sempre tocando nossos corações...
Te mandei um email, só que vc nem me respondeu...
Bjss de luz

Josy disse...

é verdade Vinni tem certas receitas que lembar nossa infância, mninhamãe fazia muito esses bolos com limão e erva doce uma verdadeira delicia. Vou levar..bjos

Dany Pereira disse...

Amehlia, adorei a receita, preparei esse bolo nesse final de semana e meu esposo adorou. Coloquei no meu blog com menção do seu. Bjj dany