27/03/2011

Receita: Bolo Starbucks - chocolate e canela

" Entra aí sô... vem tomá um cafezim e comer um bolim! "
É bem coisa de mineiro falar isso... e é talvez por isso eu tenha crescido amando café... =)
Praticamente abri essa cozinha já falando disso... e em especial os da Starbucks.

Cumpadi Cabráar descobriu o Brasíir...
mas eu tenho descoberto a culinária de Portugal todos os dias... ái Jesuis! =}
O café de roça e o todo chicoso eu já conhecia... agora precisava experimentar
a receita de cumadi Duxa ...(será q tb foi paquita da Xuxa?! :)
A cozinha dela dispensa comentários... e o bolo também! Perfeito!



Bolo Starbucks - Chocolate e Canela

Ingredientes

110g de manteiga, à temperatura ambiente
300g de açúcar
3 ovos
150g de farinha ( usei 200 g de farinha de trigo )
60g de cacau
1 colher chá de canela
½ colher chá de sal
½ colher chá de bicarbonato de sódio
¼ colher chá de fermento para bolos (usei 1 colher (sobremesa) fermento em pó)
½ chávena (120ml) de
buttermilk *
2 colher sopa de água
1 colher chá de essência de baunilha

Crosta:
80g de açúcar amarelo ( usei 30 g de açúcar mascavo )
½ colher chá de canela
½ colher chá de cacau

Modo de preparo

Bata a manteiga e o açúcar.
Adicione os ovos um a um, esperando que o último esteja completamente incorporado antes de juntar o seguinte. Numa outra taça, peneire a farinha, o cacau, a canela, o sal, o fermento e o bicarbonato.
Misture a água e a essência de baunilha com o buttermilk.
Vá adicionando alternadamente aos ovos a mistura de farinha e a de buttermilk,
começando e acabando com a primeira.
Deite a massa numa forma de 22x13cm, já untada e enfarinhada.

Numa tacinha, misture os ingredientes da crosta: o açúcar, a canela e o cacau.
Espalhe pela superfície do bolo.
Leve ao forno por 40 a 50 minutos, até que passe no teste do palito.


Buttermilk

Para preparar o buttermilk, misture meia xícara de leite com meia colher sopa de suco de limão
ou vinagre e deixe repousar até coalhar.




Desejo uma semana cheia de muitas alegrias!
Um bejim!
=)

53 comentários:

Recetas Fáciles y Rápidas disse...

Exquisito para comenzar la semana y tomarlo en el deesayuno.

FLAVIA CRISTINA C. disse...

HUMMMMMMM!!! ADORO BOLO DE CHOCOLATE, E ESSE PANO DE PRATO ESTÁ MUITO FOFO, AMEI. BEIJOCAS E UMA SEMANA MAGNÍFICA , COM MUITA ALEGRIA PRA VOCÊ E FAMÍLIA...

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

hummmm deve ser um bolinho bem cheiroso!

Fabiana disse...

Vinni,
Que bolinho maravilhoso!
Também tinha visto essa delicia na cozinha da Duxa.
E agora a vontade de fazer e experimentar só aumentou.
Agora, preciso ressaltar que esse guardanapo de cupcake é lindo demais...
Mas a caneca com o Masp é show de bola.
beijos e uma ótima semana

Anônimo disse...

Oi amiga!!!
Passando pra desejar uma semana iluminada!!!
Bjs

Renata disse...

Minha cumadi, isso aqui tá chic que só!

Chamô pra tomar cafezim com bolo, tô dentro!

Lari/Jê disse...

Acabei de comentar em outro blog o quanto eu gosto de receitas que levam buttermilk... Essa sua receita é uma séria candidata pra minha próxima experiência com o buttermilk =D

Beijos
Lari

Jotta e Rosley disse...

Ainda não experimentamos o café da Starbucks, mas agora temos a chance de provar esse bolo fantástico Vinni. Valeu, abraços!

Angela Machado disse...

Cumadi que delícia!! assim que fizer eu volto pra te contar!!

bjocas!
www.quasecheff.blogspot.com

Josy disse...

Vinni minha queridoca

Tudo bem com vc? e os projetos estão de vento em popa? espero que estejam do jeitinho que vc quer e merece.
Quanto a esse bolo da Duxa,realmente é de se tomar com um cafézinho feitinho na hora, ponto pra vc, que o fez com maestria, e só poderia sair bonito assim. Em matéria de mão cheia vcs duas estão no empate.Bjos e uma linda semana prá vc. Fique com Deus

Beta Tiossi disse...

Oi Vinni, tudo bem?
Parece delicioso seu bolo, e a cor ficou incrível! bjs e uma ótima semana

Dulce Caldeira disse...

Querida Vini, estou vendo que o chocolate anda fazendo das suas nessa cozinha...olha que coisa mais lindaaaaaa, mais cheia de graçaaaaa...........hummmmmmmmmm e o gostinho maravilhoso dessa crostinha ai,ai,ai...que maravilha!
Cumadi é hora de eu elogiar seu lindo paninho, puxa tá xicoso por dimais, uma graça!!!
Amiga desejo-te uma feliz e doce semana, beijos grandes;)

Judith disse...

adorei esta combinaçao!!!! beijinhos

Sandra G disse...

Vini, mas o que é isto!!! Logo de manhã a ver uma coisa desta, ficamos com vontade de comer bolo de chocolate.É pena é eu não conseguir tirar essa fatia. :)


Bjs

regina disse...

Lindo, Lindo o teu cantinho :)
Beijinho de parabéns pelo trabalho

São Ribeiro disse...

FICOU PERFEITO E DE CHOCOLATE SÓ PODE SER DELICIOSO.
BJS

Ana Rita Marreiros disse...

Esse bolinho está mesmo uma delicia!!!e essa toalhinha é uma doçura com esse cupcake de patchwork!!

Bjokas
Rita

"Manjares da Manu" disse...

Menina, que bolo maravilçhoso!!!Dá água na boca!!!Parece muito úmido!!!

Bjs...Boa semana!!!Cumadiii!!!!

moranguita disse...

ai que tentaçao!!! um bolinho que vi ja para a minha lista
bejinhos

Saam! disse...

Olá Vinni, bom dia!! Que saudade cumadi, me desculpe pelo sumiço, mas tempo ultimamente tem sido um luxo muito grande para mim.
Mas definitivamente preciso achar um tempo para fazer esse bolo Starbucks!!!! Encheu meus olhos e minha barriga já deu sinal de que quer!!
Sou apaixonadíssima pela Starbucks, semana passada fui à São Paulo e tomei um copo de Mocha Branco, meu preferido e tive a impressão de estar nos céus, haha, exageros a parte lá é um lugar realmente incrível, assim como esse bolo!
Logo mais tarde o farei e venho por aqui dizer como ficou!

Beijos grandes cumadi

Ellen - Cupcakes Fun disse...

Ai que delícia de bolo Vinni!!
Vou guardar a receita!!
Adoro chocolate e canela!! Combinação maravilhosa!! :)

Beijinhos

Renata disse...

Que bolinho danado de bom deve ser este!
Obrigada pela visita ao meu blog, é sempre um prazer.
O seu blog é uma delícia, hein!

Papinha Doce disse...

Que guloso ficou este bolo.

Bjinho
Maria José

Tati disse...

FELIZ Semana!
Tenho novas receitas em meu blog!
http://receitasdatatialves.blogspot.com/

Ser ou Ter?
Nossa correria diária não nos deixa parar
para perceber se o que temos já não é
o suficiente para nossa vida.
Nos preocupamos muito em TER: ter isso,
ter aquilo, comprar isso, comprar aquilo.
Os anos vão passando, quando nos damos
conta, esquecemos do mais importante
que é VIVER e SER FELIZ!
Muitas vezes para ser Feliz não é preciso
Ter, o mais importante na vida é SER.
As pessoas precisam parar de correr atrás
do Ter e começar a correr atrás do SER:
Ser Amigo, Ser Amado, Ser Gente.
Tenho certeza de que, quando SOMOS,
ficamos muito mais Felizes do que
quando Temos.
O SER leva uma vida para se conseguir e
o Ter muitas vezes conseguimos logo.
O SER não se acaba nem se perde com
o tempo, mas o Ter pode terminar logo.
O SER é eterno, o Ter é passageiro. Mesmo
que dure por muito tempo, pode não trazer
a Felicidade... E é aí que vem o vazio
na vida das pessoas...
Por isso, tente sempre SER e não Ter.
Assim você sentirá uma Felicidade
sem preço!
Espero que você deixe de cobrar o que
fez e o que não fez nos últimos anos e
que você tente o mais importante:
SER FELIZ!
Bjkas!

Trainee de Cozinheira disse...

Mais um bolo de chocolate assim vc me mata!! estou fugindo deles, senão como tudo!!rsrsr!!mas vou falar tô louca prá fazer um!bjs
Maura

Sonhos e Artes disse...

Bom dia Cumadi! Vim tomar um cafezin e comer um pedacin de bolo. Tua cozinha tá cheirosa! Feliz semana pra voce!Bjus. Josi

Sandra Reis disse...

Vinni

Uma graça teu Blog, e um astral o modo como vc nos recebe. Agora, vc me conquistou de vez com bolo de chocolate com canela!! Menina, vou fazer com certeza.
Queria também te convidar para passar no meu cantinho...é um caldeirão com receitas da bruxa...do bem, lógico...rsrs

http://massalanovamente.blogspot.com/

beijos da Sandra (Bruxa Solar)

Maria Inês Feijó disse...

Oi guria!!Saudades de você!!
Ai, ai(suspiro). Fala em Starbucks eu fico deprê, pq sou louca por estes cafés e não temos nem previsão de abertura por aqui... mas vou fazer o bolo e me consolar.
Que pena que a mudança ainda não é para cá, ficaria muito feliz em tu seres minha vizinha!! Se Deus quiser vcs mudarão para melhor!
Todos bem por aqui, muito trabalho, mas felizes. Mamis está bem, a medida do possível.A medicação está dando uma boa segurada na evolução da doença, consequentemente mais qualidade de vida.
Vinni, preciso bolar cartões e etiquetas auto colantes para meus produtos. Queria que tu fizeste um orçamento da arte para mim. Confio no teu bom gosto!!
Era isso!!
Beijo grande, fica com Deus!

ameixa seca disse...

Adoro o aroma de canela, mas bolo com buttermilk e com crosta só pode melhorar o lanche ;)

Anônimo disse...

Oi,Amehlinha querida!

Fiquei imaginando o cheirinho gostoso da canela,qdo o bolo estava assando...

O pano de prato é lindo!

Ótima semana pra vc também.

Abraços

Ester

Nine disse...

Que delícia! Receita anotada e não vejo a hora de praticá-la!
Beijos,
Nine

Letrícia disse...

Esse bolo deve ser uma perfeição! Já salvei a receita para testar qualquer dia desses!

Beijos!

Silvia disse...

Vinni...que dilíciadibolo, sô! E ainda mais caseiro...sucesso total. Boa semana, para você. Vai entrar na minha listinha de receitas que eu quero fazer na próxima oportunidade!
Fique com Deus! Abs. Silvia

Daniana Bittencourt disse...

Hummm... Deve ser uma delícia esse bolo. Gosto muito das receitas da Duxa.
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

Unknown disse...

Bolo maravilhoso!! Deixo o regime prá lá e que venha essa bolinho maravilhoso prá cá!

Bjs

Calma que estou com pressa! disse...

E VIVA A FESTA DA DUXA !
ai esta doeu né cumadi = roça bonita dela com esta toalhinha cute de cup cake- ai tem chocolate é comigo mesmo- tem cafezim ?
cumadi que mata saudades do mar - vai ver o que tem beira do farol de itapuã - e outra blogueira que mora pelas redondezas - me falou quem era o artista - fui no site do homem , ele encheu salvador com suas artes - vou perguntar se ele não está precisando de uma ajudante-
já descobri várias blogeiras por aqui - ontem mesmo fiquei tres horas de papo com ela - anna lucia do artes coruja - graças a tim infinity - eba - tudo dibom-
e tem mais ela conhece tudo por aqui - vai me levar pra conhecer as lojas , que vende coisas para pintar, ...tudo que eu gosto - que tô mais perdida que. .. só vejo mar na minha frente - coisa chata ...
bj
lu

Chris Ferreira disse...

Oi Vinni,
eu aqui cum um fomi danada. Doida pra tuma uma cafezin e cumeê um bolin e vejo isso aqui. Tô doidinh, doidin. Cheia di água na boca. ô deilícia,
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Giuliana: disse...

Oi Cumadi Vinni,

Adoro a produção das suas fotos, são simplesmente sensacionais. =)

E esse bolo parece ser uma delícia, adoro bolo. haha

Beijos

Patrícia Lopes de Lara disse...

Pareceu tão bom... Vou fazer!
Já estou seguindo
Bjs
Patricia
Patipins.blogspot.com

Saam! disse...

Aqui estou eu de novo cumadi, vim deixar meu comentário sobre esse bolo!!
Pedi para que meu namorado fosse correndo ao mercado comprar ovos para mim para que fizesse esse bolo de tanta que foi a vontade, fiz de tarde para o café, acabei usando farinha com fermento por que na hora que comecei a fazer o bolo percebi que meu fermento havia acabado - vê se pode uma casa que não tem fermento, tsc tsc - arrisquei e usei a farinha, como ia bicarbonato e buttermilk tinha fé de que daria certo, e não é que deu? Contagiou toda a minha cozinha com o aroma delicioso de cacau + canela + açúcar mascavo! Uma tentação, tinha que me controlar para não comer 2, 3, 4 pedaços seguidos, haha.
Culpa sua hein cumadi! hahaha
Ótimo bolo, ótimo nome, com certeza será feito muitas e muitas vezes!!!

Beijos cumadi, boa noite!

Formiguinha disse...

Oi Amehlia, soi a Formiguinha!:)

Desculpa só vir cá hoje agradecer sua visita e por ficares seguidora da minha Casinha, adorei.

Volta sempre que és muito bem vinda e se puderes comenta..rsrsrs

Mas que belo bolo! Em boa hora vim cá porque está um espectáculo.:)

Fiquei sua seguidora porque adorei a sua cozinha.

Beijinhos da Formiguinha

Sara W. disse...

Vinni,
Adoooro starbucks! E adorei vc ter ensinado esse bolo divino!!!
Gosto dessas arrumações q faz nas fotos, paninhos... canecas...fica tudo mt fofo!!!
Anotei amiga...obrigda! Bjs

DoceamericA disse...

Delicious!! Lindíssima essa caneca e esse guardanapo Vinni...sempre caprichosa!

Beijos querida!

Velminha disse...

Gente! q bolo delicioso...chocolate,canela e açúcar mascavo...bom demais!
"chávena" heheh..descobri o q é..heheh
Um abração!!!

Mara Rejane. disse...

Cumadi tô dieta mas o bolo enche tantos os olhos!! Vou guardar a receita mais pra frente e vou ficar com o pano de prato lindo que o acompanha.

Bjão.

La vie en Rose disse...

Amehlia quanto tempo!
Amei a cara nova do blog!
E o que é esse bolo????
Mon Dieu, quel charme.
hehe
Pena que to de regime e queimo até água...
Saudades.
xoxo

M.

Morar bem disse...

Vc está arrasando nos bolos!
Gosto tb desses para tomar café... e café chicoso é melhor..hehehe
As fotos como sempre estão lindas!
Beijos e boa noite!

Fabi Mori disse...

Judia demais...;)
preciso conhecer esse café já que é tão famoso. E o bolo está bom demais para tomar até c o cafezinho aqui de casa ..kkkk Beijim!

Artesanato Fênix disse...

DELÍCIA DE BOLO! E O CAFÉ DA STARBUCKS É PERFEITO! BEIJOKAS

Gina disse...

Vinni!!! Estou de volta pro meu aconchego... trazendo na mala bastante saudade...
Aos poucos vou visitando todo mundo, embora nem tudo esteja em ordem ainda, mas é bom dar uma fugida de vez em quando, não é?
Gosto muito da combinação cacau e canela e com buttermilk esse bolo só pode ter ficado bem fofinho.
Boa semana, comadre!

Xana Bértolo disse...

K delícia esse bolo amigaaa :)
beijinhos

Carol Fernandes disse...

Eita cumadi, demorei mas cheguei! Um cafezim, com um pedacito desse bolo vai bem, e com a toalha bordada melhor ainda!
Não repare se demorar para comentar amiga, mas estou numa correria com a páscoa, graças a Deus!
Que venham muitos pedidos!
Beijinhos doces!

Fabiola disse...

Cumadi amor!
Sabe que eu já fiz um montão de vezes esse bolo depois que vi aqui? É delicioso. Tão bão que eu tô postando lá na cozinha de casa, viu!Passa lá pra gente prosiá um tantinho, que o bolo ainda tá quente.
Beijos mil
Fabiola