29/04/2014

Bolo de fubá.. Ah! Louça antiga de mamãe!

Era tudo simples mesmo, cumadi! Na casa de mãe na infância era assim... 
os tempos eram outros lá no interior...
Não se tinha a facilidade dos dias de hoje (nem os objetos eram descartáveis facilmente...). 
Então, era um jogo Duralex, uma peça ou outra de mais algum... e o de "peixinho" laranja 
(gravatinha, na vida adulta :).

Sim, era pra esperar visita ela dizia... Tão branquinho guardado no armário de madeira maciça 
(em Minas chamado de oratório), eu ficava só esperando a hora que a toalha de crochê fosse esticada 
na mesa e aqueles peixinhos começassem a 'nadar'... era a hora boa, era dia de visita!

As comadres conversando, as crianças brincando... depois era hora do café, da quitanda mineira. 
Primeiro os adultos eram servidos, as crianças em seguida e os de casa por último... 
Eu não entendia, mas obedecia... tempos do financeiro mais apertado, porém, 
bons costumes e boas maneiras eram em abundância.

Quantas saudades! Saudades boa... de um tempo querido que não volta mais... 
que agora só pulsa no peito!



Mãe, estou morrendo de saudade da senhora
Aqui distante pode ver seu filho chora
Mas logo, logo iremos nos encontrar...


Mãe, não vejo a hora de beijar seu lindo rosto
E sufocar o sentimento e o desgosto
E essa tristeza que existe em seu olhar...


Mãe, comprei passagem fiz as malas estou indo,
Em pensamento vejo a senhora sorrindo,
Beijando o filho que um dia te deixou...


Mãe, esta viagem é tudo, tudo que pretendo,
Parece até que ouço a Senhora dizendo
Pra todo mundo que o seu filho voltou...


Minha mãe, somente Deus é testemunha do meu pranto
Que derramei por te amar te querer tanto,
Mamãe, eu juro já me cansei de chorar...


Minha mãe, juntei os trocos e comprei uma passagem
Daqui a pouco estou saindo de viagem
Mamãe me aguarde o seu filho vai voltar.


Receita

Fiz um bolo de fubá no tabuleiro igualzim mãe fazia quando eu era pequena...
Pra agradar minha filha, cobri com leite condensado e coco ralado.
Aproveitei o dia nublado de vento frio pra me aconhegar no sofá com meus bordados e
minhas doces lembranças.

Prosa

Eu conheci a Cris e seu esposo Michel... e foi assim que eles mataram minha saudade,
enviando as tão sonhadas louças de "peixinho". Eles vendem peças antigas pelo ML
e são super atenciosos! Obrigada, queridos!

Um bejim!
=)
Notas:
1. Receita: Bolo de fubá - Amehlia digital.
2. Peças antigas: Michel Bordin - ML.
3. Música: Minha mãe - Menotti e Fabiano.

56 comentários:

Neulana disse...

Minha mãe tinha esse joguinho e me deu, aí passei pra minha irmã para completar louças laranjas que ela já tem.
Esse post me fez lembrar da minha avó, era assim mesmo o dia de visita.
bjus
Blog detalhes de kasa

chica disse...

Que coisa mais linda de ler! Emocionante. Peças que lembro bem, coisinhas, regrinhas de antigamente onde educação era educação! ADOREI!! beijos,tudo de bom,chica

Márcia disse...

Minha mãe também tem esse jogo de peças Duralex....
E para ficar mais especial, foi um presente da minha avó pra ela.
Minha avó montou um jogo para cada uma das 3 filhas.
Da mamãe ta lá guardado na cristaleira.... num pode nem relá!!!
<3

Amei o post!!!


Beijo

piteis da dinha disse...

Que post lindo!
Na minha casa tinha louça duralex, e eu ainda tenho 1 xícara que é a minha medida p/as receitas kkkk
Tinha a de peixinho também...
Saudade mesmo né?
Bjsssssss querida e parabéns pelo post.
A receita?
Já estou levando...

Mãe e Mulher disse...

que delicia de bolo,deu fome rs.

bjo!

maeemulher1.blogspot.com

Christiane Garcia disse...

Que post lindo! Me lembro de uma louça dessas na minha infância, mas quem tinha era minha avó.
Delícia de bolo, as fotos estão lindas. Vou já ver a receita. Bjs

Anônimo disse...

Puxa que recordação boa que tive agora,tempo bom aquele.E esse bolo delicia.
Agradeço a visita no meu blog,amei o seu,seguindo.
Deixo meu carinho e paz.
http://reginaladydapaz.blogspot.com.br

Cris Mandarini disse...

Nossa quanta saudade esse post me trouxe ,minha vó que por coincidência era mineira ,tinha um jogo dessa louça ,como esquecer dos bolos ,bolinhos fritos em dia de chuva ,o chá bem quentinho ,amei.
http://crismandarini.blogspot.com.br/

By Neymes disse...

QUE LINDO!!!AMIGA,QUANDO PEÇO ALGO DE MAMIS PARA FOTOGRAFAR,A UNICA COISA QUE OUÇO É,"ATÉ QUE EM FIM ESTÃO DANDO VALOR NAS COISAS BOAS E ANTIGAS" ENTENDE NÉ?BOA QUARTA.BEIJO.VALÉRIA.

Bruna Miranda disse...

Aiai babando no bolo e emocionada com a louça, um mimo, me lembra minha infância, pois minha mãe tinha em casa essas peças. amo vintage, amo clássicos. Bjusss

That Cake Sweet disse...

Que palavras tão lindas e sentidas.
Um bolinho lindo e guloso e com umas fotos deslumbrantes tudo perfeito.

beijos

Marina disse...

"Recordar é viver"
O bolo têm um aspecto delicioso!!!!
Bjs :)

Luisa Alexandra disse...

Uma maravilha de bolo, tão apetitoso!

Kátia disse...

Ai, que delícia de blog!
Fiquei com: saudade de casa (tinha uma louça assim!), água na boca, olhos brilhando e vontade de prosear!!!
Obrigada pela visita lá no Artekoisas, querida. Volte sempre que quiser!
abração

Lilian disse...

Bom dia,

Que bom começar o dia assim, lendo um belo texto que traduz exatamente a minha infância. Na casa da minha avó, lá em Belzonte, na Rua Sagrada Família, 847.Ainda me lembro até hoje, como era gostoso, brincar na rua, ter vários amigos, comer o bolo no final da tarde com café e leite quentinho. Muito bom. Obrigada por me ajudar a resgatar essa lembrança tão boa. Bom dia pra você. Bjs.

Maria de Fátima disse...

Que lindo! Mamãe tinha um jogo desse, aí que saudade... Bjs e ótimo feriado.

Denise disse...

Ai, cumadi, assim eu choro com estas suas postagens!
Ganhei, de presente de casamento, 3 tigelinhas com os "peixinhos", que guardo até hoje e uso, com muito carinho!Amo estas conversas que desenterram o passado. Realmente, como você disse, o dinheiro era escasso, mas educação, obediência e respeito havia em abundância! Graças a Deus, pudemos viver um pouquinho este tempo!
Uma ótima quarta-feira para você!
Bjs.
http://dedeartes-denise.blogspot.com

Anônimo disse...

Bom dia minha amiga querida ,muito obrigada pelo seu recadinho tão carinhoso.Me deixou muito feliz! Sabe minha mãe também tinha essa mesma louça me lembro bem.Pena que com o tempo foi se quebrando e hoje é difícil achar. Mas eram mesmo bons tempos que ficaram guardados em nossos corações bjs e um bom dia.

disse...

Aiiiiiiiii esse jogo da Duralex me remeteu a casa da minha avó materna.
Que saudadessss, mais as lembranças nos alimenta e acalma a alma.
O bolo ta com uma carinha boa, carinha de feriado.
Beijossssss

Islene Teles disse...

Olá!! Que bolo delicioso. Minha mãe possui essa louças. Desfalcadas, mas estão lá. Bjs e ótimo feriado.

Jack Lins disse...

Olá Vinni,
Nossa que saudades fiquei quando vi as peças de peixinho...voltei no tempo, minha mãe tinha, e até pouco tempo( uns 20 anos na verdade, rsr)ainda tinha uma que fazíamos gelatina.
O seu bolo está lindo também, ontem eu fiz bolo de milho, mas nem me liguei em cobri-lo com leite condensado e coco, deixa pra próxima.
Olha, tenha um ótimo feriadão.
Beijos

Maria Ferreira N. Vechi disse...

Bons tempos esses,sinto muita saudade.Essa louça,doce lembrança.
O bolo de fubá com o café,perfeitinho para as tardes de friozinho.
Beijos,bom dia.

Nice e Ana, temperado com carinho... disse...

Lindo seu bolinho Vinni, a respeito dessa louça, lembra minha infância, aqui em casa tinha esse mesmo conjunto, uma fofura !!!, bjs e boa tarde, Ana ♥...

Sara W. disse...

Nossa Senhora eu chorei com a seu post, com a louça gravatinha e com essa música liiiiinda!!
Quantas saudades da infância, dos bons tempos qdo todos recebiam educação.
Obrigada pela postagem emocionante!

Fica na paz!!!!

Sara W. disse...

Nossa Senhora eu chorei com a seu post, com a louça gravatinha e com essa música liiiiinda!!
Quantas saudades da infância, dos bons tempos qdo todos recebiam educação.
Obrigada pela postagem emocionante!

Fica na paz!!!!

Anônimo disse...

Que bolo lindo, eu sou loucamente apaixonada por bolo...bjss

Rose Maria Simoes disse...

Que delicia. De bolo, de fotos. Cada post que vc faz e uma viagem. Muito lindo. Bjs!

"Manjares da Manu" disse...

Obrigado pela visita!!!
Ficou divino!!!
Minha vó tinha essas louças!!!!

Bjs....

Unknown disse...

Bem o que posso dizer desta postagem, escorreram saudades dos meus olhos...tenho a minha mãe tão perto mas ao mesmo tempo tão longe.Quando vi esse prato pude me lembrar da minha infância, tínhamos esses pratos que minha vó deixou pra ela, como pode algo nos levar pra tão longe, né? Beijos Dri
beijafloresnojardim.blogspot.com.br

Retalhinho Chic disse...

Que delícia de bolo!!! Com café "quentin..." que delícia! beijo e bom feriado! Vy

Unknown disse...

A minha mãe tinha dessas louças, acho lindo!

bjs

Simone Felic disse...

Agora eu viajei no tempo , como tomei café nesta xícara igualzinha , com este mesmo desenho,tempo bom!!!
E com o mesmo bolo, que delícia.
bjs
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

Morar bem disse...

Eu ADORO o seu blog!!! Um encanto, cheio de coisas boas, o simples fica maravilhoso. Post q me emocionou e me levou de volta à casa dos meus avós.
Deus te abençoe menina!!

Vou fazer seu bolo com leite moça, minha netinha vai amar!
Bjs e bom feriado!

Andréa Santana disse...

Vinni querida,
os filhos sempre voltam pra casa.
O coração de mãe é grande só guarda amor e saudades.
Essa louça me traz saudades do meu tempo de criança, minha mãe tbm tinha um jogo igual a esse. Me fez lembar tbm da geladeira azul, fogão vermelho de esmalte, copa azul e da cristaleira, tempinho bom e saudável.

Sou amante do bolo de fubá, mãe fazia com fubá moído na hora e cuscuz tbm.

Bjs, bom feriado, fique com Deus ♥

Laine artes disse...

Oi Amehlia, muito bom post, quando vi essa louça minha infância voltou na hora na mente!!! Esse bolo hummmmmmm, adorei, bj.

AnaCristina disse...

eu lembro dessa louça!

Marlene Ferreira disse...

Hummmm casa de mineiro sem bolo de fubá não é casa de minero hehe o seu ficou de dar água na boca Vinni! A louça é encantadora me lembro que minha mãe também tinha um igual e acho que ficou com minha irma! Desejo uma noite abençoada e um feriado de paz! Bjos!

Menina Prendada disse...

Na casa da minha mãe tinha um desses, mas hoje não existem mais, mas foi muito gostoso rever em seu blog...Bom final de semana. Um xeru!

http://pedacinhobysandra.blogspot.com.br/

Maria disse...

E mesmo só pulsando no peito é tão importante!!!
Beijinhos
Maria

Maria disse...

E mesmo só pulsando no peito é tão importante!!!
Beijinhos
Maria

Denise Moraes disse...

a tarde de feriado por aqui está pedindo justamente isto, um bolo de fubá e um cafezinho...
As fotos como sempre estão lindas e amei a xícara vintage!
bjos
Denise

Saron... disse...

Vinni ai é sacanagem!!!
Além de mexe com minhas lombrigas vc quer mexe com meu emocional(kkkkk).Nossa eu lembrei da minha querida avó, que esta lá nos céus...Ela tinha esse joguinho de louças que tu postou...E fazia bolos...A especialidade dela era bolo de banana...ai só de imagina dá uma saudade...Bjinhos

bycantini disse...

O clássico bolo de fubá delicioso.
Que post lindo, eu amei
Beijinhos Nath
http://blogdacantini.blogspot.com.br/

Patty Rocha disse...

Amehlia, fiquei muito comovida com seu texto. Minha mãezinha adorava bolo de fuba e servia tb nesses pratinhos.Q encanto suas fotos e seu carinho c td q faz. Linda canção!

Paz e bem! Bom feriado!!

araci disse...

Que postagem linda!! os versos maravilhosos, o bolo, a toalha de crochê, emocionante. Minha mãe ainda tem alguns desses pratos, mas nunca tinha reparado que pareciam peixinhos, agora vou olhar esses detalhes, tenho o maior ciúme deles, pois agora ela está bem velhinha e sou eu quem cuido da casa dela. Vou fazer o bolo de fubá, amo muito!! Um beijo grande.Bom final de semana.

Lívia Mathias disse...

Um post tão delicado e tão cheio de emoções. Obrigada de coração por nos fazer viajar em suas postagens, em suas fotos e na sabedoria!!
Você é iluminada!!

Namastê!

Anônimo disse...

Amélia, me desmanchei em lagrimas c tantas lembranças e c essa musica.
Queria voltar no tempo!!
Lindo post!! Bjs, Martha

Fabi Mori disse...

Nos fez emocionar com suas delicadeza, suas fotografias e a demonstração de carinho em tudo que faz!!!
Gostei de tudo... louça linda, crochê e broa de fubá. Ficou a cara do seu roçado!!!

Beijim,
Fabi

Fabi Mori disse...

Como faço pra comprar umas peças assim como a sua?

Beijim!!!

® disse...

FABI:

Obrigada pelo carinho, amiga!
No final da postagem tem um link com o e-mail dele, é só clicar!

Bejim!

Christiane disse...

Amiga era assim mesmo!!!! Gostei demais da conta deste post! Saudades de qdo era criança... Somos mto parecidas mesmo kkkk

Bjks

Morar bem disse...

Vim agradecer a receita, fiz para a família e coloquei bastante coco, ficou uma delícia, Amehlia!
Obrigada pela partilha!! Bjs

Unknown disse...

Você mexeu com nosso emocional nos trazendo essa louça, essa receita, uma música de mãe!!

Lindas e delicadas fotos!!
Bela postagem! Blog fofo!!!

Beijos!

Anônimo disse...

Puxa, Vinni! Me emocionei lembrando disso tb. Minha mãe tinha um jogo igualzinho e era assim mesmo, primeiro as visitas e dp os de casa, rsrrsrs E qdo ia visitar, não podia repetir (oh , que lombriga dava!!!) Morei em sítio quase toda minha vida e visitas e mesas fartas eram tão comuns, mesmo sendo pobres. Coisas da terra eram plantadas e não faltavam. Vc nem imagina, mas trocava meu lanche de pão caseira com doce (abóbora, cidra, banana) ou ovo, por pão de padaria com mortadela, rsrrsrsr Pura vontade de comer outra coisa! Hoje tenho saudade e vontade daquele que não como mais. bjs e que sua semana seja muito especial!

Mercedes Balduno disse...

Essa louça lembrou a minha mãe, ela tinha completo, muito fofo!!! Já não está mais entre nós, me fez voltar no tempo.Bjs

Jô Turquezza disse...

Tenho desses pratos de "peixinhos", antigos mesmo, né?
Saudades do meu tempo de criança ....
Vou lá ver o bolo, adoro todas as de Bolo de Fubá.
joturquezzamundial
Beijos querida.