22/02/2011

Equilíbrio: Ômega 3, Cogumelo do sol e Óleo de Linhaça

Olá! Em tempos de dieta e busca por qualidade de vida, vamos dividir as experiências na alimentação e suplementação?!

Está comprovado que a gordura do tipo Ômega 3 combate os radicais livres, protege o coração, ameniza os efeitos negativos do estresse e melhora a memória e o humor.
Deve ser consumido diariamente.

Ômega 3 - Dicas e fontes
  • Peixe: Salmão, atum, sardinha e cavalinha têm Ômega 3 dos tipos EPA e DHA, que agem nas artérias e na memória.
  • Como consumir: 1 filé grande (120 g) assado, cozido ou grelhado, 3 vezes por semana.
  • Soja e Linhaça: São ricas em Ácido alpha linoléico (Ômega 3 de origem vegetal), que tem maior poder de ação nas artérias.
  • Como consumir: Duas vezes por semana, coma a soja cozida como salada ou no lugar do feijão. Já a linhaça, pode entrar no cardápio todos os dias - 2 colheres (sopa) da semente triturada. Misture no iogurte, na fruta ou no suco.
  • Cápsula de Ômega 3: Concentra EPA e DHA. Se o objetivo é prevenção, aposte na que tem os dois tipos na mesma proporção. Quer melhorar a memória? Prefira a que tem mais DHA.
  • Como consumir: De 2 a 4 cápsulas por dia pela manhã e à noite.


Tem 1 ano que faço uso contínuo do óleo de linhaça em saladas, bolos e tortas.
Tenho usado o óleo de linhaça Pazze o sabor é bem suave...


Óleo de linhaça

É composto na maior parte por ômega 3 e 6, a quantidade de ômega 3 é três vezes superior à de Omega 6. Que torna o óleo de linhaça numa fonte quase perfeita de gorduras saudáveis.

Este balanço entre Omega 3 e Omega 6 promove a criação de prostaglandinas, corpos biológicos importantes que removem o sódio em demasia nos rins, o que reduz a retenção de líquidos, aliviando sintomas de período pré-menstrual. Atua como um agente antioxidante e com a capacidade de renovar células.

É usado frequentemente por diabéticos, pois ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e a prevenir a obesidade, devido às fibras solúveis, que absorvem algumas substâncias como a glicose, eliminando os picos glicêmicos, o que é óptimo para quem quer manter uma dieta consistente.

As fibras solúveis também servem de alimento às bactérias, organismos benéficos no cólon, que de outra maneira não conseguiriam prosperar de forma apropriada. As fibras também ajudam a reduzir o apetite, isso também é um ponto de ataque contra a obesidade. Fonte


Cogumelo do sol - Ômega 3

Quando me tornei vegetariana, era quase adolescente e na época não tive orientações sobre como fazer substituições e manter uma alimentação saudável.
Por isso na vida adulta ainda tenho que me cuidar para não ter deficiência vitamínica.

Não estou fazendo apologia a nada, mas sou a favor da suplementação, com orientação médica de preferência. Acho que o mundo moderno nos consome num todo e precisamos sempre estar bem e com disposição para as oportunidades e para a vida familiar.

Em junho de 2010 comecei usar o Cogumelo do Sol e o Ômega 3 da TopTherm (existem outras marcas em farmácias), mas pela qualidade e facilidade compro esse pelo site.
Tenho visto diferença no ânimo, na disposição com o uso do Cogumelo do Sol e aliado ao Ômega 3, tive melhoras na memória e no humor.
Por isso deixo a dica, para quem está bem de saúde e quer somente prevenir. Não sou médica, nem nutricionista, somente consumidora, pergunte ao seu médico o que é melhor, tá?!

Um bejim e boa saúde para todos!
=)

21 comentários:

Cha disse...

Olá tudo bem?
Que blog mais agradável!!!
Parabéns!

Aqui, vi um moooonte de bolinhos no seu blog e tô morrendo de inveja, doida pra copia-los! Mas eu não tenho essa forma de muffins que vc coloca as forminhas de papel.... Será q dá certo só as forminhas de papel? Elas já veem untadas? Desculpa a ignorância? rssrsrsrsrs
bju!

São Ribeiro disse...

ÓLEO DE LINHAÇA NUNCA USEI.
USO AS SEMENTES DESFEITAS NOS CEREAIS AO PEQUENO ALMOÇO.
LI SOBRE OS BENEFICIOS E DEVO DIZER QUE SÃO VERDADEIROS.
BJS

Fabiana disse...

Amiga,
Você sempre trazendo dicas valiosas...
Porque sem saúde, não temos nada.
Não conhecia esse óleo de linhaça, e aqueles complementos de cogumelos do sol e o Ômega 3, sempre vejo nos programas de culinaria, sempre tive curiosidade, mas nunca comprei.
E sabe, tava precisando, porque a memória tá mal...não consigo nem lembrar das datas de aniversário das sobrinhadas..kkkkkkk
beijos

Andreia Braga disse...

Eu nunca usei óleo de linhaça, so a semente, mas confesso q depois de uns meses usando hj em dia nao consigo nem ler a palavra linhaça...

Bjs

Andreia Braga

http://geadocesegostosuras.blogspot.com

Deborah Martin Salaroli disse...

Eu tomo diariamente suco com linhaça. gergelim e amaranto. O intestino fica em dia e a saúde fica perfeita!

Bj
Deborah

Tem sorteio lá no meu blog. Aparece lá!
www.delicias1001.com.br

Saam! disse...

Que coincidencia o post que fez hoje Vinni, comi tanta soja hoje, há tempos estava com um pacote de soja partida e hoje finalmente lembrei dela, fiz uma salada mais do que completa para o jantar e ficou uma delícia!!

Beijos Vinni

Morar bem disse...

Oi Vinni,
Que dica preciosa. Ando correndo tanto com trabalho, casa, trânsito e me sinto exausta, irritada, sem humor e etc.
Vejo nos programas de tv (até cansa!!)mas nem sempre acredito e tb não gosto daquela bobeira de promoção só tantos minutos, todos sabem q isso é balela.
Agora, saber q vc toma me deu coragem, se vc diz é verdade!!!

Vou olhar os suplementos p comprar e já olhei o site do óleo de linhaça, vou fazer uso tb.
Obgda por se preocupar conosco tb!
Beijos querida!

Fabi Mori disse...

Oi!
Vi na propaganda q é o ômega é bom p a saúde do bebê...q bom q está usando, vou ver os sites que indicou.
Não conhecia o óleo de linhaça nem seus benefícios. Dicas ótimas!!;)
Beijim

Fabi Mori disse...

eu de novo..esqueci..hj vi em um blog a receita do bolinho de brócolis, lembrei logo q vc postou. Passei esse link p a blogueira..ok?

http://amehliadigital.blogspot.com/2010/10/receita-bolinho-muffin-de-brocolis.html?utm_source=BP_recent

Beijinhus!!!

Lívia Mathias disse...

Amehlinha, seu blog tem ótimas dicas.Não sabia sobre óleo de linhaça....vou olhar no supermercado preciso perder peso e achei interessante.
Agradeço por passar dicas tão importantes!
Abraços!!!

Chocolate na Cozinha disse...

Oi Vinni, como linhaça quase todos os dias. Mas gosto dela sem triturar. Já ouvi dizer que assim não tem efeito algum, que eu tenho mesmo é que triturá-la. Vc saberia me informar?? Quanto ao óleo, não conhecia. O ômega 3, estou pensando seriamente em começar a tomar. Minha mãe e avó tomam e sempre falam muito bem dele. Acho que vou testar...

Olha, ainda sinto alguma dor. Ontem mesmo fui fazer mamografia de rotina e acho que a moça apertou demais. Como tenho seios pequenos, ela teve que "dar uma leve puxadinha". E "o aperto" pegou bem nas cartilagens ao redor do esterno. Resultado: passei a noite em claro, esquentando água p/ colocar na compressa. Qualquer coisa que eu pegue mais pesada ou qualquer movimento mais brusco é batata!!! Marido me ajuda muito e as meninas sabem que a mamãe sente essas dores. Todos os dias à noite na oração elas pedem para "a mamãe ficar boa". è muito bonitinho de se ver... E tbém pedem a Jesus p/ abençoar os cahorros de rua...kkkkk Elas gostam muito de animal, muito mesmo. E assim, vamos levando, sempre acreditando que Deus quer o melhor pra nós! Ele nunca nos abandona e sempre me alivia as dores quando acho que não vou aguentar... Não posso reclamar de nada nessa vida, nem dessas dores!!
mudando de assunto: vc tem alguma receita de enroladinho de presunto e queijo? Parece que é uma massa de pão bem fofinha com esse recheio. Em BH, comprava muito na padaria, mas aqui não tem. É uma alternativa p/ o lanche das meninas...

Um beijo grande no coração e vamos orar para o nosso Brasil nessa época de carnaval, né messss?!

Ale Quejinho disse...

nossa seu blog é um sucesso. como vc faz pra dar atenção para todas estas suas amigas virtuais? parabens!
Ale

a disse...

Obrigada pelas dicas são sempre muito úteis! Confesso que nunca usei óleo de linhaça, irei experimentar! Beijinhos

Sonhos e Artes disse...

Boas e importantes informações, amigas! Obrigada. Bjus.Josi

Cha disse...

Olá!
Obrigada pela resposta, esclareceu mto! Vou fazer um (ainda não sei qual 1º rsrsrs) e posto no meu blog p vc ver, prometo! Fica tão lindo...
Apaixonei rsrsrsrs.
Aqui, sobre esse seu post eu faço uso de linhaça que faz mto bem p o meu intestino. E andei tomando omega3 tb, mas acabou e não comprei mais, foi bom vc ter me lembrado (kkkkk).
Bj e ótimo dia!

"Manjares da Manu" disse...

Já ouvi falar muito bem destes compostos, que vc está comentando!!!E sei que fazem muito bem a saúde!!!Obrigado pelas informações!!!

Bjs....

Dulce Caldeira disse...

Oi Vinni, excelente post, pelo que tenho lido nos ultimos anos, confirmo tudo o que aí está.
Muito obrigada meu anjo, beijinho grande:)

welze disse...

esse trio é super poderoso mesmo. um abraço. belo post

Velminha disse...

Que legal! Quanta dica boa por aqui ;) Acho que vou comprar o kit, tb estou precisando..risos!!
Gostei de saber sobre o óleo, esse eu desconhecia. Um abração!

Sara W. disse...

Vinni,
Sensacional a matéria! A gente sempre ouve falar, mas no fundo nem sabemos p q se trata.
As propagandas acabam ficando cansativas e já nem escutamos mais...
Bom saber q alguém de confiança usa e aprova...tb estou precisadíssima pois ando esgotada, é muita coisa p administrarmos.
Vou dar uma espiadinha nos sites p ver as condições e no mercado p ver se encontro o óleo.
Beijos e obrigada pelas dicas!

Daniana Bittencourt disse...

Fiquei interessada no óleo de linhaça... Vou ver se encontro por aqui. Obrigada pelas dicas cumadi.
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/