06/10/2010

Bolinho (Muffin) de brócolis

Tenho alguns irmãos qu moram nos Eua... e minha sobrinha me mandou esta receita.
É muito comum por lá...e é pra alegrar vida de qualquer vegetariano...
e para a boa alimentação das crianças também...
A massa era outra, mas preferi essa de liquidificador... que não dá trabalho nenhum.

A vida é mais feliz com us verdim...
do que sem os bichim...=)



Muffin de Brócolis

Ingredientes
2 ovos
1 xícara (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de óleo
1 cebola pequena
2 colheres (sopa) queijo parmesão
15 colheres (sopa) farinha de trigo
1 colher (sopa) fermento em pó
Cebolinha, Orégano, Sal
Brócolis ninja




Modo de preparo:
Fervi água em uma panela, desliguei e escaldei
por 03 minutos os bouquets de brócolis.
Levei para um escorredor e joguei água fria para parar o cozimento.
Deixei secar ...

Bati no liquidificador os ovos, leite, óleo, cebola,
cebolinha desidratada e sal...



Despejei em uma vasilha e misturei o
parmesão, orégano... coloquei uma pitada de açafrão...


Acrescentei pedacinhos de queijo Minas frescal, orégano
e por último o fermento...


Untei e enfarinhei com farinha de rosca...


Primeira camada de massa...


Coloquei um bouquet de brócolis em cada copo ...


Última camada de massa...

Levei para assar... prontinho em 30 minutos...



" Eu vejo as árvores verdes...
... rosas vermelhas também
Eu as vejo florescer para mim e você
E eu penso comigo... que mundo maravilhoso... "


Demoro un cadim as vezes prá chegar na cozinha das cumadis pq vivo assim...
parte Amélia cuidando das panelas...


... e enquanto assa ou ferve... a parte Digital começa navegar e te visitar, viu?

Um bejim!
=)

44 comentários:

Anita disse...

Quem me dera blogar, navegar e cozinhar, tudo junto num só lugar, ops Oi e Telemar, rs. Você não faz idéia do q está sendo postar esse comentário ao som dessa belíssima canção. Peraí q vou ouvir d novo. Então... essa música tem história pra mim, era uma das preferidas do meu pai, tocou nas bodas de ouro deles. Obrigada pela receita e pela canção. Bjs.

Letrícia disse...

Ô, cumadi querida! Eu tenho comentado pouco, mas estou sempre de olho nesse cantinho tão querido. Que ideia boa, essa de rechear os bolinhos com os brócolis. Adorei, vou fazer em casa :-)

Beijos!

Chris Ferreira disse...

OI Améhlia,
mais uma dica sensacional.
Vou experimentar com outros legumes. Oba, pode ser a receita da Rapunzel...

Sabe que as suas panelas são iguais as minhas?
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

APRENDO UM BOLINHO VERDE E MARAVILHOSO E AINDA OUÇO BOA MÚSICA!
BEIJO

Sandra G disse...

Muito saudável e bem original.

Bjs

Si disse...

Amiga... AMO brocolis, pena que essas delicias vão farinha: ordem médica, abolir qql tipo de farinha do cardápio, snif... mas msm assim já anotei a receita e qdo meu dr deixar faço ela "rapidim" (vc contamia a gente com sua alegria...) bjsss

Pitadasdilu disse...

Huummm... tô com fome... passa pra cá uns dois ou três, cumadi... rs, rs.
Amei essa receita, ficou lindo cortadin...
Bjos, Lú.

Maria Inês Feijó disse...

Oba!!!Bolinho verdinho é comigo mesmo!!O Formigão não vive só de doces, viu???Hehehehe
Estou melhor, graças aos céus e a vitamina c, o cumpadi me cuidou muito bem ;)
Publiquei mais um post sobre as plantinhas, falando sobre regas, fertilizante e substrato correto.
Beijos, vou experimentar esta receita!!!

Giuliana: disse...

Cumadi!!

Gostei demais dessa receita, pois adoro brocólis!

Beijos.

Leticia disse...

Amiga
Ficou uma belezura... eu gosto mais de couve flor do que de brócolis, mas acho que dá para fazer a receita adaptando, né?
Preciso comprar dessas forminhas metálicas... não tenho, sabia? Mas ainda to montando a casinha...
Beijos
lelê

Jotta e Rosley disse...

Mundo maravilhoso, música maravilhosa, receita maravilhosa...
Abraços!

Chocolate na Cozinha disse...

Amore, tô com us farol baxo!!!!
Além do meu blog não atualizar, agora os seguidores SUMIRAMMMMMMMM!!!!
Acho que eu vou desistir desse negócio de blog, viu???
Difici dimais, sô...
Inté,

Luma Rosa disse...

Quem dera o meu filho comesse algo verde e escondidinho! (rs*) Pra ele verde tem que ser cru!

Amélia, lembra de uma postagem antiga que você escreveu dizendo que não conseguia acessar alguns blogues porque dava uma aviso de contaminação? Um desses blogues era da Maura (Trainee de cozinheira). Certamente os blogues que você tentava acessar e aparecia essa mensagem usam selinho do topblogs.

Chocolate na Cozinha disse...

Amore, tô cuns miôlu móli di tanto negoçá o computadô.....
Difici dimaaaaaisss esse trem queu mi meti, sô!!! Cê num acha não???
Até agora nada de novo. Fiz tudim que Luma mandou e nadica de nada...
Us farolete tá baxo memo!!!!
Inté

Gina disse...

Parodiando a Palmirinha:
Amiguinha, o muffin verdinho ficou uma graça!
Agora, deixa eu te contar que o cumpadre aqui de casa é o único que não costuma cantar. Os outros três a-d-o-r-a-m! Mas quando a gente coloca essa música, ele canta!
Por falar nisso, o cantor e compositor da família recebeu seu 1° cd e vou sortear amanhã no blog...
Bjs!

Daniana Bittencourt disse...

Eu não disse que você faz maravilhas com os bolinhos?!
Olha que belezura!
Adorei!!
Ficaram lindos e apetitosos.
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

Tata disse...

Adorei o bolinho com "surpresa"! rsrs Com o verdinho do brócolis ficou lindo!
Bjs

A FADA DAS AGULHAS disse...

Cumadi,isso me parece muito bommm..
E nutritivo com esses verdinhos né?
Vou anotar tá?
Beijinhossss
Simone Souza

A arte em ser mulher disse...

Fofa que inveja de você nessa cozinha tão arrumadinha. Bom o moço da loja me prometeu que sábado vem montar meus armários, se vier já posso voltar a pilotar o fogãozinho né.
Esses bolinhos ficarama um luxo com esse brócolis adorei a idéia.
Um beijo grande.

FADINHA disse...

Opa!!! Filha q é chatinha com brócolis vai adorar! Adora tudo o que tem massa!
Vou fazer.
Bjs

Simone Scharamm disse...

Oi, Vinni,
Adorei a receita dos bolinhos com brócolis, vou fazer!
Ah...e a música...maravilhosa!!!Adoro!
Obrigada por compartilhar! Agradeço também o post que fala sobre o backup do blog. Muito útil!
Beijos!

Raquel disse...

Menina, estão lindos !
Vou fazer aqui em casa, com certeza !

Beijinhos !

Chocolate na Cozinha disse...

Amore, TI AMUUUUU!!!!

Fabiana Simone Torres Tardochi disse...

A música é linda! Coincidência meu filhote vai cantá-la na festinha de final de ano da escola, então estou escutando muitoooo, mas em ritmo de rock, pode?
A receita...é de babar! Fácil e economica. Perfeita! E ainda por cima com brócolis que amo!
Obrigada pelo carinho. Adorei te conhecer, viu? Só uma perguntinha técnica rsss, qual o seu nome??? bjs boa quinta feira!!!

Fla disse...

Para tudo e chama a Nasa que ocê tem uma abóbora na pia igual minha vó tinha! Ó que tô até emocionada agora quase parenta! Que coisa mais linda! A da vó nem sei pra onde foi depois que ela foi morar no céu... achei lindo ocê ter!
E esses bolinho verde, Arturzinho meu sobrinho já ia soltar: "É so Shrek tia Xágia?"... adorei!
Beijos querida.

ameixa seca disse...

Fica super engraçado o bouquet de brócolo no muffin :) Deve ser muito saboroso!

Luciane Miranda Arantes disse...

Menina, que coisa mais linda e deliciosa que é seu blog...
claro que virei pro café da tarde todos os dias...
Deus abençoe e multiplique seu talento!!!

Renata disse...

Eiiiiiiiiiiiiii menina,
Que receita legal!!!
Adorei ...
Aliás vc é muito criativa, nao tinha visto mini bolinhos salgados ainda!!
Tá anotada
Bjocas
Re

Laiara Lacerda disse...

Precisava vim dizer que amooo vocês mineiros e seu sotaque rsrs

Bá Maglia disse...

Ficou bem brasileirinho... Coisa fofa, todo verde e amarelo!

Beijo!

Claudia disse...

Vinni,

Que maravilha esses bolinhos de brócolis, amei. Vou fazer com certeza. Sabe que eu ando cansada de brócolis e queria uma forma mais interessante de faze-los... Dá para fazer numa forma grande e fatiar, não?

Bj,

Clau

Maria Lúcia - Asas da Imaginação disse...

Oi cumádi!
Que receita saudável! Gosto muito deste bócolis, o chamado brócolis americano.
Amiga, já lhe respondi o e-mail, tá?
Beijos.

Rachel disse...

Que coisinha mais fofa ficaram seus muffins. Ótima idéia para variar o preparo deles e com certeza você acertou ao trocar a massa, ficaram muito leves.
Quanto a música, não tem o que falar né, the best!
Bjuss querida amiga!

Fátima disse...

Amiga do céu,eu amo essa musicaaaaa!

Fiquei tão assim...só ouvindo esse vozerão que nem dei muita bola pro bolin verdin e amarelin,se desculpa né lindinha,rs.

Beijinho.

Ana Paula Lazzarotto disse...

Oi Vinni!

Sentei um pouquinho agora, aqui para te visitar e dizer que esses bolinhos estão o máximo e eu...com uma fome louca ( estou passando o dia a biscoito salgado e chazinho, por conta de uma comida que me fez mal ontem!- Ah...e fui euzinha que fiz, ainda por cima!!!). Passei maus bocados noite passada. Que linda montagem...eu pensei que o brócoli ia ser "detonadinho" no liqui, mas colocaste inteiro...lindo! Bjkas.

Ana Amélia disse...

Oi cumadi (Adoro te chamar assim),seus muffins estão com uma cara boa ...Huuum! Gostei muito do passa-a-passo ,parabéns.Beijinhos.

Quitutes da Juju disse...

Adorei Amehlia! Super criativo! E com esses temperinhos todos na massa devem ter ficados deliciosos! Bjs Juju

http://quitutesdajuju.blogspot.com

Fabiana disse...

Vinni,
sua cozinha está a todo vapor, hein?
Ao contrario da minha, que está meia abandonada...kkkkk
Mas estou com uma enxaqueca terrivel, já fazem dois dias...e geralmente eu tenho enxaqueca, quando estou "naqueles dias", quando não tomo café, ou quando estou preocupada...aff...mesmo tomando remédio , a cabeça fica pesada, e não consigo nem ficar na frente do pc.
Mas preciso me animar, afinal dia das crianças tá chegando, e os pequenos pedem doces divertidos.
Adorei essa sua receita, porque amo brocolis!
Receita anotada!!!
beijos

Provance Home Banho disse...

Oi Amelia !!

Adorei sua receita ....até pq não sabia como fazer muffins!!! Agora já sei ....
Parecem ótimos , deliciosossssssss!!
Bjsssssssssssss

Fátima disse...

Ai cumadi,fiquei com remorço e voltei pra dá um alô pro bolinho,tadinho,rs

Vou confessar...não tenho muita paciencia pra coisinhas individuais,a turma aqui é muito grande e comilona mas,vou pensar em fazer tipo torta,acho que vai dar certo né!

Beijinho.

Trainee de Cozinheira disse...

Achei bem legal esses bolinhos vou anotar a receita depois te conto!!bjs
Maura

Junior disse...

Olá Amehlia,
Que surpresa e que honra. Obrigado pela visita e pelos comentários. Vim retribuir e conhecer, amei. Já assinei o feed e estou seguindo no twitter.
As massas são um pouco diferentes, e eu vou experimentar a sua, me pareceu mais fofa enquanto a minha é meio farofenta, rsss. Depois eu te conto.
Vou continuar olhando tudo pq fiquei encantado.
Um abraço

Tatinha disse...

Vih, brigadim pela visita la na minha cozinha! Tenho uma cumadre que fez os teus bolinhos na minha versao frango, mas ai, ficamos as duas na duvida.. será que esse bolinho fica bom congelado?

Unknown disse...

Amei, acabei de fazer e deu super certo...usei ricota em vez do quei jo minas...receita muito gostosa e facílima!!!