31 de agosto de 2010

Receita: Bolinho (Muffin) Mix

Prá ninguém achá quí tô reclamadêra dimais... hoje inté que ventô aqui un cadin... foi quase uma brisa mas já tamô podendo agradecê nosso Sinhô que breve a chuva vem... =]

Cumadi Gina deu a ideia de fazer uma fornada... com frutas escondidinhas, trituradinhas... praticamente disfarçadas de bolin...
Imaginem a alegria da criançada tentando descobrir ... ' ...o que é que o bolinho tem... ' *.*
Barriguinhas felizes e sendo alimentadas até por aquilo que 'acham' que não gostam... mas que só faz é bem!

As crianças daqui brincaram, fizeram suas descobertas e saíram sorridentes...
Faz tb fia... pros piquininin e pros grandin ... vai ser uma tarde mais feliz!

Hj é níver de minha mana loira (conhecida pelos seus bolos talibã - altamente explosivos... no estomâgo)... mesmo de longe comemoro a felicidade dela... =]

Parabéns...
por descobrir o que a vida é assim...
Tudibão!

Muffin Mix

Ingredientes

1/2 xícara (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de óleo
1/2 xícara (chá) de amido de milho
1 1/2 xícara (chá) trigo
1 1/2 xícara (chá) açúcar
3 ovos
1 colher (sobremesa) fermento

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador... despejar em uma vasilha e misturar o fermento.

Separe todos os ingredientes se preferir...
assim facilita na hora de preparar...

Nesse momento fiz um Mix ( ' mikíistura ' :) de:

Maçã picada com casca;
Passas;
Chocolate meio amargo picado;
Reguei com um pouco de mel e pinguei gotas
de limão para não escurecer a maçã...

(quem vê assim acha q eu entendo muito do assunto :)

Usei essa forma que é maior
que a de muffin tradicional que cabem 12 unidades...
Mas pode usar a forma que a cumadi tiver, viu?!

Depois que os ingredientes foram batidos...
despejo na bacia e polvilho canela para dar um chêrin...


Tento me lembrar nesse momento de agradecer...
Tantos passando dificuldades e nada tem nos faltado...
Por isso devemos sempre ajudar ao nosso próximo...
O alimento e a provisão de Deus é uma benção!

Agora é só misturar...
acrescentando aveia e fermento em pó ...

No forno quentinho por mais ou menos
uns 25 minutin...

O que tem no bolin ...
É bão procê e é bão prá mim!

Na última viagem para Varginha
meu cumpadi me deu essa plaquinha...
Então as cumadis podem ter noção do taanto
que eu cozinho bem :}

Isso deve ser bem côiss duzz ET... de Varginha, né?!

Um bejim declarado!
=)

30 de agosto de 2010

Receita: Feijão tropeiro da mineira

Não sou ingrata... reconheço que aprendi a gostar da cidade grande e desse mundão de meu Deus de coisas que nela tem... todo dia uma novidade... gente apressada... adrenalina...tudo prá ontem... Mah chêguíinté cansá!

E se a gente desacelerar um cadin... começamô sentí o chêrin do mato moiado...
tomando un gulin do café passado no cuadô di pano...
E o bom cheiro da prosa ao redor do fugãozindilenha...
panela de ferro, batata assando... banana da terra... da nossa terra q tamén tem água na bica...

Iscuitanu o tilintá das viola... canturia dus amigo de uma vida intêrinha...
Aproveitanu prá oiá as estrela tudo no céu rudiando a lua...
Montá a cavalo e sentí que as rédeas da felicidade são suas e por isso num devi di sortá...
O coração aquieta... e a vida volta a ser como sempre devia ser... simples... calma e natural.

Comida de mineiro...
Também é feijão tropeiro...

O feijão tropeiro é uma prato tradicional em Minas Gerais...
Não estou ensinando a maneira mineira de se fazer e sim... a maneira da mineira :]
Esse é o jeito que faço... sem muitas regras e de forma mais prática possível...
prá sobrá mais tempo mode nóis prosiá =)

Feijão Tropeiro

Ingredientes

500 g de feijão cozido (escorrer o caldo)
1 cebola picada
1 dente de alho picado
sal
cebolinha
couve refogada
4 ovos
Linguiça frita em rodelas
Bacon frito
Farinha de mandioca (uso a farofa da Yoki pronta)

Modo de preparo

Frito o bacon e acrescento a cebola, o alho e depois o feijão. Tempero com sal... Em uma frigideira frito os ovos e só depois agrego. Frito também a linguiça...
Começo a misturar no feijão... os ovos, o bacon, a linguiça e a couve ... assim não é preciso refogá-la.
Porção generosa de cebolinha para dar sabor...
Coloco a farofa e vou misturando sem deixar ficar muito seco...
Transfiro para um refratário e coloco por cima para enfeitar (se tiver)... pururuca, banana da terra frita...
Côiss Cádi Casa

E para tomar um cafezin comprei para experimentar...
Gosto muito do café forte... como estou evitando...
esse atendeu muito bem... é da Melitta.

(O bulin era de minha vó :)

Essa vasilhinha de colocar o filtro veio da lojinha...
O filtro é da linha Eco... tem uma cor diferente e cuida da ecologia...
prá terminar o cuadô muderno e nessa cor viva!


"... tomamo banho e ficamo assim... fein fein... " :/


Mamãe acha lindin dimáis!

Um bejim !
=)

29 de agosto de 2010

Receita: Biscoito (Negresco/Trakinas) recheado de muffin

Trem bão é tê ocês por aqui... cozinhá cum o cunversêro das cumadi é uma aliigria sem fim! =D
Que acha de servir um sanduichin diferente pru seus miniinu, hein?!
Na capitáar se fala bolacha... mas em míngeráis a gente traduz como biscoito :] ... são as diferenças no falar e expressar que deixam a prosa mió ainda... concorda cumadi?!

Tem hora que falando a gente não se entende...
e tem hora que calado é que se compreende...
=)
Fazia esse bolinho somente com a parte de baixo do biscoito e dessa última vez aproveitei a parte de cima para cobrir... assim o biscoito ficou recheado com o bolinho...

A receita ainda é a mesma...
a criatividade das amigas pode determinar e alegrar a merenda das crianças... vamos usar esse belo ingrediente?!

Ingrediêntis:
(No liquidificador colocar )
1 xícara (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de óleo
2 ovos
1 xícara de açúcar

Módifazê:
(Despejar essa mistura em uma travessa, e acrescentar )
2 xícaras de farinha de trigo peneirado
1 colher de sopa de fermento em pó
Levar ao forno pré aquecido a 180°C por mais ou menos 40 a 50 minutos.

Vamos usar:
06 biscoitos Trakinas ( usei o de limão)
06 biscoitos Negresco

Dica:
Deixe o bolinho esfriar e somente depois o sirva... assim o biscoito voltará a ficar crocante.

Separar a parte do Trakinas com o recheio e
deixar a outra parte para tampar o bolinho...

Faça com o Negresco também...

Coloque a parte com recheio na forminha de papel

Depois que a massa estiver pronta,
com a ajuda de uma concha
preencha as forminhas...
Eu coloquei algumas gotas do corante Mix Pink
primeiro pq minha filhota está na fase das cores rosa e verde...
e depois para poder perceber as camadas...
biscoito/ recheio branco ou verde/ bolo rosa

Cubra a massa com a outra parte do biscoito...

No forno... como ficam gorduchinhos, né?!


Biscoito recheado de bolo...
ou sanduíche de biscoitinho? ...

Tanto faz...
... o importante é rechear de carinho!
=)
Um bejim !
=)

PS: Problemas com Google/ Blogger


Quero me desculpar com algumas amigas, pois tenho visitado seus cantinhos... porém o Google chrome assim que abre aparece logo esse aviso acima.

Maura ( Trainee de cozinheira) estou usando a imagem da sua cozinha somente para ilustrar pois estou tentando comentar e ainda não consegui...
Está aparecendo essa mensagem de alerta em muitos blogs (inclusive apareceu no meu) .

Não é o blog que contém vírus... pelas informações no Google que consegui entender é algo hospedado que talvez esteja contaminado, tipo...
um selinho, uma propaganda, uma imagem... no blog ou em algum link que esteja aparecendo no Blogroll.
Muitas pessoas ainda "sem serviço" se valem dessas malícias para contaminar, excluir ou prejudicar sites e afins... então colocam vírus em belas imagens muitas vezes pois sabem q serão adicionadas... sem comentários!

No caso do meu mostrava alguns blogs da lista (e o Firewell acusou em um selinho)... precisei removê-los para conseguir acessar, infelizmente...
Para conseguir abrir tenho que usar o IExplorer ( meu micro é antigo e trava muito com esse acesso )... então tenho que tentar várias vezes até q o Google me permita acessar e comentar.

Ressalto minhas desculpas e espero que o Blogspot resolva essa questão!
Está acontecendo c vc também?! :/

28 de agosto de 2010

Receita: Torta de tomate (dona Hercília)

Que calorão sem fim... precisamos de chuva, muita chuva.

Arréda um tamburete e senta cumadi... mode nóis prosiá un cadin...
de calô humano eu gosto pq faz bem pro coração, né verdádii?!!

Minha sogra Hercília... me ensinou muitas coisas...
e as receitas que fazia guardo comigo com muito carinho.
Essa torta era uma graça, pq além de muito simples e fácil (muito fácil)...
Pela idade avançada ela esquecia de seus conselhos já dados e qdo alterava algo...
dizia meio ranzinza (sempre querendo ensinar)... "... a torta é de tomate e não de milho... ervilha... batata...". E era eu... que sempre alterava... =)

Uma boa história,
fica sempre guardada...
na nossa memória!

Torta de tomate da Dona Hercília

Ingredientes

3 ovos
1/2 xícara (chá) óleo
15 colheres (sopa) trigo
1 colher (sobremesa) fermento
5 tomates picados (sem semente)
2 cebolas picadas
Cebolinha picada
sal
Orégano

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes em uma vasilha... incorporando tudo muito bem.
Tempere com sal ou o tempero de seu gosto.

Nessa hora que eu entro com a alteração =)
Acrescento dependendo da ocasião ou o que tiver em casa...
1/2 lata de milho;
ervilha;
azeitona picada;
queijo minas frescal picado... e por cima coloco rodelas de pimentão para enfeitar.
Adiciono o fermento e mexo delicadamente.

Unte e enfarinhe uma assadeira ou refratário. Despeje a mistura e polvilhe orégano. Forno por mais ou menos 35 minutos.




Achô difícil fia?! =] ... eu gosto é de receita assim... facin facin...

Côiss Cádi Casa

A nossa branquinha chegou com 40 dias... um bebezinho lindo, né?!
Minha filha deu o nome de Pititica...
E agora para nossa surpresa descobrimos...
... é um Pititico!

Com a calopsita funciona assim...
vc saberá se é uma menininha se fizer o Dna
se faz através das penas... Ou esperar cantar...
Só meninos cantam (e como cantam! :)
As meninas ficam 'piando' ou gritando...
(meu cumpadi diz q já saem de fábrica com tpm ... entende nada de nada :)

Os meninos cantam, assobiam e alguns falam (lembra o papagaio)
O Pingoh assobia... canta como quem não tem
problemas na vida... o díintêrinnn!!
E para meu stress ensinei prá ele... "fala mamãe Pingoh..."
e ele responde... " papai! "


A Pikenah, o Pingoh e o Pititico

Um bejim no coração!
=)

27 de agosto de 2010

Receita: Bolinho (muffin) colorido e mini biscoito Trakinas

Nussvíida, hein?! Que calorão êsss... bafádindimáais, num ácha cumadi?! :/
Meu sonho era morá lá prás banda du suur... tomá chimarrão (sem emprestá o canudin, né? :)
tê fluência no gauchês... e comê aquelas comidinha de colônia... e o mió de tudo... no geladin... ia sê trilegal de bão!! =D
Enquanto num dá... a gente fica aqui mess na roça... qui tá mais cum cara de deserto... sequin sequin... :]

Um bolin verdin ...
bem ecológico prá ninguém
queimar mais a natureza...
Já pensou que beleza?!

Penso que se cumadi Fabi precisar fazer esse bolin ôtra veizz, capaz de me pedir a receita... fiquei praticamente proprietária ;]
Nas férias, a criançada se divertiu, usou a imaginação e as barriguinhas ficaram felizes com tantos bolinhos...

No dia de princesas...
Elas estavam em um grande jardim... com muitas flores (rosa e lilás :) ...
e procuravam pelo tesouro secreto...

A receita é a mesma dus bolin anteriô (ou aqui!) ... fácil, rápida e econômica...

Usei em uma fornada o corante alimentício Mix Verde Folha ...

Em outra,

Coloquei um mini biscoito Trakinas
em cima de cada muffin...

Nos verdes pinguei algumas gotas do roxo
e misturei levemente com o palito...

E aos poucos foram surgindo...
a grama verdinha...
as flores em tom lilás...

E o tesouro secreto foi assim descoberto...
no meio de cada bolinho
era o lugar mais certo!

Os tesourinhos recheados...

Vem nesse pacote... embalado separadamente...

Côiss Cádi Casa

Encontrei essas coisinhas que mais parecem
ôro na minha cozinha =)

No Wallmart de Ribeirão Preto...
Comprei esse potinho que fecha à vácuo...

O Nescafé agora traz outra versão de caneca (lembra da vermelhinha?)
Essa é bem mais resistente... da Nadir Figueiredo...

E o Matte Leão vem com esse infusor, prático e lindo =)
...e da côdas côiss di minha cozinha...

Tá servida de um chazin cumadi?!

E meu pretin... fazendo arte!
Pensa como gente...
Fica rodeando a caneca qdo tem um chazin bem quente e
prá acompanhar ... uns biscoitin...
Mas tem q voltar prá realidade e comer as sementinhas q fazem
bem prá sua barriguinha... ;}

Tá parecendo surfista com essa carinha loira, né?!
Ele agora fala " papai "... paxônei dimais !!

Espero que esteja tudo bem com cada uma cumadi...
Tô colocando as visitinhas em dia aos poucos pq tô sem micro... logo logo isso se resolve! :}

Obrigada pelos comentários, pelos emails e pelo carin sem fim!!

Um bejim bem grande... dus bitélo mess, viu?!
=)

19 de agosto de 2010

Receita: Bolinho (muffin) de morango e gotas de chocolate

O momento terapia floral que passei a experimentar... não se compara ao sabor de ter acrescentado doces palavras ao meu livro...
Palavras vindas de ... " ... amigas mais chegadas que irmãos... " - Prov.18:24
Serei eternamente grata pelo coração de vocês tocarem o meu...

Como a vida também tem cores... o dia escolhido pelas meninas foi rosa!
Uma receita simples... assim como a vida tem que ser, né cumadi?!
Nóis é quíi cumplica purdimais... ;]

" Na vida tudo tem seu preço seu valor
e eu só quero dessa vida é ser feliz...
Eu não abro mão! "

Lembra quando aprendi o bolin de liquidificador de cumadi Fabi?!
Foi a receita escolhida... dessa vez algumas alterações, viu?!

Ingrediêntis: (copiei de Fabi - Sonho doce, sonho)

No liquidificador colocar...
1 xícara de leite
1 xícara de óleo
2 ovos
1 xícara de açúcar

Despejar essa mistura em uma travessa, e acrescentar ...
2 xícaras de farinha de trigo peneirado
1 xícara de nescau [ Não coloquei achocolatado e sim gotas de chocolate ]
1 colher de sopa de fermento em pó
Levar ao forno pré aquecido a 180°C por mais ou menos 40 a 50 minutos.

OBS: Usei 1/2 xícara (chá) de óleo.
Acrescentei...
Gotas de corante alimentício pink;
Gotas de chocolate;
Morangos picados passados na farinha de trigo.





Meninas princesas...
Moreninhas por fora...
por conta de brincarem ao sol...
Rosinhas por dentro...
por conta de uma linda infância onde a inocência é por nós preservada...
=)

Quando fui ao meu jardim regar as plantas...
Olhei para baixo estava assim...
como os dias difíceis...
Existem muitos espinhos...

Olhei para cima...
E vi que Deus nos coroa com um dia lindo...
e acrescenta cor ao nosso viver...

Os florais dEle são infalíveis!

E a natureza nos mostra que mesmo nos momentos duros,
onde a vida nos deixa marcas...
temos uma beleza imensurável
e se perdermos a rigidez, a inflexibilidade...
Mostraremos aquilo que brota por dentro...
dentro da nossa essência!

Um bejim para as cumadis e amigas!
=)

Pêéssi: ...estou começando a colocar as visitas em dia, viu?! Logo apareço prum cafezin...:]