02/03/2011

Receita: Gratinado de batata e brócolis - Porção individual

Olá cumadi querida!
Por aqui o clima anda bem agradável o que é bãodimaisdaconta...
uma chuvinha na medida certa e constante...
O chuveiro está com uma água quentinha e o forno ligado durante o dia...
exalando perfumes de bolos, pãezinhos e comidinhas acolhedoras.

Mas, o clima de trabalho e volta às aulas aquece a cada dia...
por isso estou demorando um cadim prá chegar pra nossa prosa no cantinho das cumadis...
mas chego e ainda sou servida de quitutes feitos para festa...
ou somente aquele bolo com café, bom demais, né?!


Gratinado de batata e brócolis - Porção individual

Ingredientes

6 batatas médias
1 bouquet de brócolis
Alecrim
Cebolinha
Mussarela
Parmesão

Molho branco
1/2 cebola picada
2 xícaras (chá) de leite
1 colher (sopa) farinha de trigo
1 colher (sobremesa) azeite
Temperos a seu gosto

Acrescentei
1 colher (sopa) requeijão cremoso
1 colher (sopa) creme de ricota (usei Tirolez)

Modo de preparo

Cozinhei a batata e o brócolis no vapor.
Separei e piquei cebolinhas.
Fiz o molho branco:
Refoguei a cebola no azeite, acrescentei o trigo dissolvido no leite.
Temperei com sal e noz moscada.
Misturei o requeijão cremoso, o creme de ricota e a cebolinha.


Montagem

Nos ramequins, fiz uma base com molho branco.
Camadas de batatas, brócolis, molho, alecrim.
Por último, molho branco, mussarela e parmesão.
Levei ao grill para gratinar.


Faz um carim prá seus amados...


Arroz branquinho no formato de coração...
Um raminho de alecrim é tudibão!


Um bejim!
=)

Brócolis
Muffin de brócolis

Porção individual:
Escondidinho de carne com purê de mandioquinha
Melanzane al basílico

54 comentários:

welze disse...

que delícia e quanto carinho. bom demais. um beijo

mollymell disse...

Essa receita parece deliciosa!!!!!
E essa cozinha deve estar mesmo muito agradável... uma chuvinha na medida certa e constante...
e o forno ligado durante o dia...
exalando perfumes de bolos, pãezinhos e comidinhas acolhedoras... Que vontade de estar pertinho desse forno!!!!!
Adoro batatas e brocolis, com certeza vou arriscar nesse receiba. Brigadinho
Beijinhos.

Luciane Miranda Arantes disse...

Cumadi di Dêuso!!!
Que trem bão sô!!!
Ocê num sonha como tenho um carim especial nesse seu brógui.
Brigadim, mó di ocê ensiná isso pra nóis!!!

Nice e Ana, temperado com carinho... disse...

Vinni prima vc soprou esse tempinho bom p/ cá amiga?!!!, aqui tbem tá fresquinho, ventinho geladinho e chuva bem fininha, muito bom.
Agora esse seu pratinho tá muito fofis, esse gratinado de batata com brocólis está 10, adorei, te deixo bj♥kas enormes em seu ♥ de ouro, Ana, ;)...

Iliane disse...

ficou tão lindos ..assim..individual!!!eu amei a receita..bjo enorme ..li

Pimenta Biquinho - Adriana disse...

Own, mas que amor essa refeição!!!Do jeitinho que eu gosto, cheia de detalhes de carinho,hihihi.Td delicioso e delicado, Parabéns cumadi, porisso que eu amo passar por aqui!!!
Beijinhos!!!

Andreia Lica disse...

Amei esta receita, parece bem saborosa e nutritiva.

Bjão

Giuliana: disse...

Amei essa receita! Adoro batata e amo brocólis! haha Tá vendo, não sou tão chata assim. =)

Quero uns ramequins para minha casa (quando tiver uma...haha).

Beijos

Dani Coelho disse...

Hummmmm... Isso deve ficar muito bom! Vou fazer com certeza!
Beijos

Andréa Santana disse...

Aqui também está caindo uma chuvinha, o tempo está bem fresquinho, Deus é bom demais manda calor e chuva na hora certa.
E essas imagens que lindas, é de dar água na boca, amei o canteiro da cebolinha. Eu plantei cebolinha e coentro ,mas não deu certo será porquê?

Beijos da amiga,
Andréa...

Monica Uehara disse...

Vini, quanto capricho, amiga!! Estou encantada. E as fotos? Maravilhosas. Assim, até as crianças comem brócolis né? Brincadeira...aqui em casa todos adoramos brócolis.
bjk

Dana Duarte disse...

Ai que delícia... tb acho que um carinho na hora da montagem do prato faz toda a diferença!!
bjim

temperadinho.blogspot.com

Ana Rita Marreiros disse...

Que foto mais linda!!!!
Adorei...

bjoka
Rita

Piteca disse...

Amiga adorei este gratinado, não é que ficou uma beleza?? Tem um aspecto fantástico e aposto que de sabor não há-de ficar atrás!!
Beijinhos carinhosos!

Telma Maciel disse...

AI QUE DELÍCIA!!! Anotei a receita pq eu ADORO brócolis!!! rs
Bjks

Unknown disse...

Fiquei encantada com esta sugestão!
Só pode ser bondimais!!! :)))

Beijocas***

Rachel disse...

Olá minha querida cumadi... chegar aqui e me deparar com uma receitinha assim tão no capricho é de encher os olhos!
Sua foto ficou muito linda assim toda produzida, queria eu saber fazer essas coisinhas!

E a chuvinha, heim... parece que não tem fim, por outro lado é muito bom , acalma um pouco aquele calorão, é bom mesmo para manter o forno ligadinho, ontem fiz bolinhos de chuva, bem apropriados não?!
Bom, a prosa tá boa, mas marido tá isperando a janta!

Beijinhos!

Ahhhhh, ecaaaa para o suco de carne!!!!

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

VINNI ESTOU VINDO POUCO POR AQUI ,Ñ POR DESCASO ,MAS PORQUE ESTOU MUITO TRISTE E QUANDO FICO TRISTE Ñ SEI O QUE DIZER PARA AS PESSOAS!
NÃO DEIXO RECADO MAS VENHO SEMPRE!
ESTOU ME ESFORÇANDO PARA FICAR BEM MAS TÁ UM POUCO DIFÍCIL!
BEIJO
FICA COM DEUS!

ameixa seca disse...

Uma refeição vegetariana e linda, gostei muito :)

Aninha **Fairy** disse...

Ai....
MORRI!!!
Duas coisas que amo muuuuito, batata e brócolis!!!

Não se esqueça do sorteio semana que vem, hein! :-)

Beijos!!!

Vicentina disse...

Amiga ficou lindo, e com certeza delicioso.
Gostei de ver suas cebolinhas plantadinhas em uma jardineira que bom que é né mesmo.
Bjs e Boa Noite

Josy disse...

Vinni!

Que carinho e capricho, tudo o que vc faz, faz com amor né? Adorei o gratinado, adorei a porçãozinha de arroz, formato de coração ficou lindo por demais. Parabéns menina!!

Bom flor, agora vou correndo procurar sua receita de brigadeirão com leite de coco, que fiquei curiossissíma...bjcas

Josy disse...

Flor

Não consegui achar a tal receita de brigadeirão menina!! Será que to tão lesada assim? Procurei, fuçei, mexi e remexi e nadica da receita. Procurei no pesquisar como Brigadeirão, como Pudim e nada. To indo embora, mas amanha volto prá tentar de novo.
ôooo tristeza !!! bjos

Maria Célia disse...

Boa noite, Cumadi
Delícia de prato, já levei pra minha cozinha.
Bjos

Lourdes Sabioni disse...

Posso falar agora? Num tá no ar ainda? E aí Pedro, o qué que eu faço? Ai. ai, ai....to pagando uma fortuna pra isso funcionar...!!!
Cumádi, volto já, assim que esse jegue arrumá meu PC...ui,uii,ui!!!
Me pera aí!

Jotta e Rosley disse...

Ô cumadi Vinni, boa noite! Cada vez que vemos suas postagens ficamos impressionados com o capricho e qualidade: do texto, das fotos e, principalmente, das receitas.
Parabéns, abraços!

Josy disse...

Vini minha flor

Não te falei que estou ficando lesada?? Ri muito aqui da minha falta de atenção, onde por Deus do céu eu achei que o comentário da Manu era seu?? Menina preciso procurar um oftamologista urgente ou tomar fosfosol pq a coisa tá ficando feia pro meu lado. Desculpe a confusão, mas valeu a pena, na minha busca sem resultados evidentes, achei muita coisa boa na sua cozinha que ainda não tinha visto.... Coisas da idade rsrs. Obrigada pelo aviso....bjcas minha amiga.

Nath disse...

Nossa cumadi eu num sei o que mais gostei na receita, se foi o recheio de batata e brócoclis (sou tarada pelos dois, amo de paixão) ou o arroz enformado em formato de coração, ficou tão meigo. É ótimo ver suas receitas e o carinho em não só prepara-las mas também na apresentação. Bjs.

Mamãe caprichosa disse...

Nossa...isso deve ficar muito bom. Já anotei tudo e, quem sabe, ainda hoje consigo fazer!!
Suas receitas são ótimas, pois são práticas, simples e apetitosas!!!
Abs
Carla

moranguita disse...

hum que gratonado tao bom.
eu gosto tanto de levar os pratos ao forno e comer aquele queijinho a derreter
beijinhos

"Manjares da Manu" disse...

Que prato mais lindo!!!Este formato de coração está um charme!!!Vc acredita que neste fim de mundo onde eu moro(gosto muito daqui)eu não encontro ramequins!!!
Sou doida p/ comprar, acho lindo d+++++++!!!
Vou ter que comprar brócolis para fazer!!!Que delícia!!!A esta hora da manhã, já estou com água na boca!!!!Parabéns, tudo muito lindo!!!

Bjs....

Josy disse...

Bom dia minha Flor

Por enquanto me sinto desperta, e pronta para mais um dia que Deus nos deu. Tico e Teco despertos, mente clara e límpida, espero continuar assim até o final do dia. Depois desse equívoco todo, nada mais natural do que ir para a cozinha e fazer o sumido (que nunca sumiu) brigadeirão rsrsrs. Bjos minha querida. Embora o tempo esteja chuvoso, um lindo dia prá vc. Bjos

Carol Fernandes disse...

Olha confesso que essa comidinha agora foi dos deuses! Amo brócolis, e ainda desse jeitinho! Cumadre seus ramequins é luxo só!!! Está faltando esse item nos meus apetrechos de cozinha. Em dezembro fui à Porto Ferreira e lá custava menos de R$ 3,00 cada um, mas como eu fui para comprar bandejas para o casamento deixei essas comprinhas para uma próxima viagem lá. Menina que lugar maravilhoso, nunca tinha ido, fiquei apaixonada!!!
Bem, mas a conversa tá boa, a saudade das suas visitas é grande, mas agora vou mesmo é guardar essa receitinha e quando fizer vou mostrar lá em casa pra todo mundo ver o que a cumadre anda fazendo.
Sei que a sua vida é bastante corrida e não dá tempo de visitar todo mundo, mas quando puder, vai lá em casa, tem coisinha boa pra vc degustar..rsrsrs...
Beijos doces e um dia abençoado!

Cris disse...

Oh delicia gente!!! E o detalhe do coração realmente arrasa Vinni... Eu fui conferir sua receitinha calórica, nossa, parece bom dimais o mamão com sorvete... Um dia abençoado para você. Beijos

Cris disse...

Faltou falar que o logo do blog está lindo, você que fez? Faz para fora? :-) é assim que mineiro fala ou não. Beijos!

Ana Paula Lazzarotto disse...

Oi, linda!

Que fotos lindas!!! Dá vontade de comer só de olhar! Para mim, não precisava nem do arroz...só esse gratinado...
A minha reforma tá me deixando de cabelo em pé ( ele já é meio espetado he, he), pois a gente pensa uma coisa quando começa ela, e a realidade é bem outra...agora o pedreiro disse que é preciso deixar secar o cimento uns 2 meses para pintar! Jesus...tô com pressa!!! Um abração, amiga!

Trainee de Cozinheira disse...

Adorei a receita e a apresentação! tudo com muita delicadeza!!bjs
Maura

Fuxicando Sobre Artes disse...

eu adorei esse arroz em formato de coração, ótima idéia!! beijinhos e um ótimo carnaval!

Gamela disse...

Menina, adorei!!!
Passei aqui ontem e copiei a receita, saí do trabalho e fui ao mercado comprar os ingredientes que não tinha em casa.
Como achei que o brócolis estava muito caro e feio, resolvi comprar couve flor, que estava linda.
Não fiz nos ramequins, que é um charme, mas tenho 3 crianças.
Também dobrei a receita, foi o nosso jantar e será o nosso almoço de hoje.
Ficou divino!!!!
Muito grata por compartilhar.

Beijinhos.
Fátima.

Sandra G disse...

Adoro gratinados, ficou com um aspecto delicioso.

Bjs

Sara W. disse...

Você é muuuuito caprichosa!
adorei essa idéia de fazer no potinho separado, inclusive vi as outras receitas q fez tb...

O muffin de brócolis ficou lindo. E esse arroz com coração ficou muito fofo!!! vou fazer pro meu maridão, ele adora gratinados e com arrozinho assim ele nunca provou...risoss

Bejinhos flor

Eli disse...

Que mimo e que delícia amiga!!


www.saboresdalica.blogspot.com

Velminha disse...

Que delícia, brócolis e batatinha no forno deve ter ficado demais!
chique demais esse coraçãozinho...
Um abração!

Morar bem disse...

Trem mais lindo comadre...hehe tentando falar mineirês!
Vinni, que interessante fazer nos ramequins amiga. Fica mais charmoso e para um jantar só com casal fica muito legal também.
Idéia anotadíssima. Como vc fez o coração...pq quero fazer tb..hehe
O brócolis está muito caro, mas vou ter que trazer um...adorei a receita
Fica com Deus.Bjs!!!

Patty Rocha disse...

Vinni, Eu entro no seu blog e adooooro!Todo dia tem uma novidade.Vc faz as coisas com o coração, sentimos que é para a família mesmo... Isso me incentiva, quero chegar do trabalho e cozinhar para a minha. Chego muito cansada mas ver a carinha deles vendo as novidades tem sido muito bom. Nossa que Deus te abençõe muito!!! Vou fazer esse gratinado, meu compadre ama brócolis e tb gostei do bolinho de brócolis. Beijos querida!

Artesanato Fênix disse...

Batatinha gratinada é uma delícia e com brócolis deve ter ficado demais! Nem precisava de arroz....;) Bjkas

Silvia disse...

Vinni...que delííícia!!! Ainda mais com brócolis...além de tudo está linda a montagem. Que Deus abençoe a sua família de casa e a família daqui, de "cumadis que num perdi a prosa dessa cuzinha purnada, mês sem falá direiu u mineirês". Bjs. Silvia

Cantinho da Jana!!! disse...

Uma delícia cumadi Vinni...
Eu adoro batatas de qualquer jeito e feito assim tão gostosinhas com brócolis fica melhor ainda heim...
Lindo o carinho com o arroz em forma de coração... você é uma fofa mesmo...


bjim

Deborah Martin Salaroli disse...

Desta vez você me surpreendeu. Que receitas e que fotos, hein?
A.m.e.i
Bjs

Pitadasdilu disse...

Que tal uma porçãozinha pra cumadi aqui, hein?!!
Delícia, delícia!!
Bjos, Lú.

Isabella disse...

ai cumadi que delícia...
Meu marido acabou de ir buscar um lanche, mas vendo isso, me deu vontade de comer comidinha fresquinha!!!
beijokas!

Isabel Salvador disse...

Ka coisa boa minha prosiana ficou um encanto e esse coração é o teu com que entregas a tudo o que fazes por aqui,bjokinhass

Daniana Bittencourt disse...

Linda apresentação cumadi, além de delicioso e nutritivo.
Bom fim de semana!
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

Xana Bértolo disse...

Os ramequins ficaram um miminho :)... É lindo o amor com que você faz as coisas querida amiga :)...
beijinhos