05/03/2011

Quituteira: Bolo salgado - Patê de ricota

Olá cumadi!

A Quituteira de hoje é uma paulistana querida, mamãe de dois filhos e artesã.
Ela não tem blog e nos escreveu contando um pouco de sua história, de lutas...
porém de muitas vitórias.
É uma mulher de fé, que ajuda na renda familiar com o artesanato e com quitutes também.
Perguntou se as fotos estavam boas e se eu poderia postá-las.

Imagine! As fotos estão ótimas e, mesmo se não estivessem quem vai ser preocupar com profissionalismo vendo essas gostosuras feitas com tanto carinho e dedicação.
Ela é um belo exemplo, como muitas cumadis, cuidam da casa, educam seus filhos e trazem o auxílio financeiro através das mãos abençoadas e muitas vezes o recurso vem da própria cozinha.

Cumadi Kátia abre seu Caderno de Receitas e nos ensina dois de seus quitutes.
Seja bem-vinda em nossa cozinha e na prosa das cumadis!

Quituteira - Kátia Voinichs


Bolo Salgado

Ingredientes

2 pães de fôrma
2 peitos de frango
1 cenoura ralada
1 cebola picada
1 xícara (chá) de salsa picada
Sal
Azeite
Maionese
Azeitona
Batata palha

Modo de preparo

Cozinhar o frango, desfiar e passar pelo processador.
Em uma palavra colocar azeite, fritar a cebola, coloque o frango, tempero com o sal a seu gosto. Acrescente a salsa, azeitonas picadas. Por último a cenoura ralada, refogue um pouco e desligue o fogo.

Montagem

Retire as cascas do pão.
Em uma travessa que será servido monte o bolo da seguinte maneira:
Pão de fôrma
Maionese
Frango
Repita até terminar, a última camada será de pão.
Passe maionese por todo o bolo e leve para gelar.
Na hora de servir cubra com batata palha e decore com azeitonas e tomate.

Dica:
Se preferir, substitua o frango por atum ou salsicha.


Patê de ricota

Ingredientes

1 ricota
1 xícara (chá) de salsa picadinha
2 dentes de alho amassados
Pimenta (
usei 8 bolinhas de pimenta de cheiro)
Sal
Azeite

Modo de preparo

Masserar a ricota com um garfo, misturar a salsa, o alho, pimenta, sal e azeite.

Dicas:
Sirva com torradas;
Excelente para recheio de legumes, tais como, abobrinha, tomate, berinjela.


Um bejim!
=)



23 comentários:

Sara W. disse...

Oi comadre!

Estou gostando dessa coluna Quituteira, tb vou enviar uma receita..não sou quituteira de verdade mas já estou me arriscando na cozinha.

Ver o exemplo dessa Comadre Kátia e de outras que foram citadas aqui, tem me incentivado bastante.Até para buscar mais ânimo p cuidar dos filhos e ajudar meu marido pq o financeiro tem hora q pesa.

O detalhe da fé é muito importante pq só Deus para nos ajudar nessas horas de lutas.
Adorei a torta, pode parecer mt fácil p quem sabe cozinhar,mas nunca fiz e vou tentar.

Obgda pelo espaço q vc abre p quem não tem blog.
Beijinhos e parabéns para a Kátia q é uma lutadora!!!!

Fabi Mori disse...

Oi amiga, estou sem tempo esses dias mas não poderia deixar de comentar...
eu amo esse bolo salgado de frango, faço de outro jeito. Gostei das dicas e de ter colocado cenoura e azeitonas, deve ficar bem saborosa. Vou experimentar assim.
O patê é sensacional, com gostinho de alho que amo tb!!
Bonita a história da Kátia.
Beijim! depois vou te mandar um email c uma dúvida, qdo puder me responda...

Anônimo disse...

Muito legal!!
Tb já fui Quituteira, q honra!!
É bom pq não temos blogs, mas as blogueiras entram e comentam, falam de sua receita, dão super dicas...eu amei!!!
Claro q já anotei as receitas pq ainda estou aprendendo e nesse verão uma torta assim geladinha e um patê caem mto bem.
Vou trocar a salsa pela cebolinha, aqui em casa ninguém gosta..heheh
Aposto q a quituteira Kátia vai grudar nessa cozinha agora..hhehe..assim como nós.
Bom feridado!

Sérgio Gomes disse...

Um espanto! Fiquei com vontade de provar.

Beijos.

Carla disse...

Que coisas maravilhosas!
Kátia querida, vc está mais que de parabéns por essas gostosuras.
Deu água na boca.

Grande beijo
http://prendadagarota.blogspot.com

Cha disse...

Hum.. parecem mto bons.
Vim aqui p dizer q fiz os bolinhos, ficaram gostosos, mas, não ficaram aquela maravilha toda, os seus dão de 1.000 a 0 no que eu fiz rsrsrsrs. Mas vou treinando e um dia chego lá!
Um bjão

Josy disse...

Oi Vinni

Bonita a história de vida da Katia, assim como ela, muitas usam seus dons culinários para poder ajudar nas despesas da casa.
Parabéns Katia, esse bolo com certeza ficou delicioso,e o patê igualmente. E as fotos estão bonitas sim.
Bom final de semana, bjos

Vinni, bom final de semana...bjocas

Maria Célia disse...

Boa barde, Cumadi
Super torta, hein, deve ser uma delícia.
E o visual, de comer só com os olhos.]
Aproveito, pra te dizer que fiz o croc monsieur e adorei, aliás, adoramos, todos aqui em casa.
Bom demais da conta.
Bjo

Carol Fernandes disse...

Muito bom cumadi! Mas como funciona essa coluna? Acho que passei batida!
Parabéns pra nossa cumadi Kátia, pelas delícias que faz e pelas lições que passa, porque nós mulheres temos o mundo em nossas mãos, só precisamos aprender a exercitar essa força! Que bolo bão dimais heim? E esse patezinho pra quem vive de dieta é perfeito!
Depois vou procurar entender melhor essa brincadeira, minha cumadi querida!
Beijs doces pra vc e pra Kátia!

Cida Kuntze disse...

Ei Améhlia!
Que blogtudebão" você tem aqui hein? rsrsrsrs.

Hoje vim com calma pra conhecer e me deliciar com as imagens e verificar as receitas mais fáceis pra euzinha aqui fazer. Não sou muito boa na cozinha e uma receitinha mais básica ajuda muito rsrs.

Obrigado por estar seguindo o meu blog e também estarei te acompanhando por aqui.
Vou segui-la com a conta que eu sigo as mamães blogueiras.

Beijinhos e um ótimo final de semana prolongado.

mollymell disse...

Amehlia, parabéns pro ocê e pra Kátia. Essas receitas parecem deliciosas e fáceis de fazer. Já estão no meu caderninho de receitas.
Brigada amiga.

Morar bem disse...

Cumadi Kátia!!
Que torta deliciosa essa de frango, adorei! Saudável e boa prá esse calorão!
O patê é saboroso tb com essa pimenta. Eu tentava descobrir o recheio, agora descobri..kkk
Que bom q contou o segredo.

Vinni,
Muito bom vc dar essa oportunidade.Nem todas podem fazer um blog, por qqer motivo..falta de tempo, não querer compromisso e etc e tal....
E é legal poder enviar uma receita e ver na net, ainda mais na sua cozinha que é tão querida.
Quem fizer artesanato pode enviar tb?

Kátia, vc é um exemplo p quem precisa de ânimo p trabalhar e amar sua família amo mesmo tempo.

Beijos para vocês e ótimo feriadão!!!!

Fabiana disse...

Vinni,
Direto do pc da sogra..kkkkk, só para agradecer a visitinha e pelo toque...kkkkkk.
menina, quando o assunto é aquele, fico perdidinha...não me adaptei muito a nova regra.
Vou dependendo da ajuda das amigas que tomam cogumelo do sol, porque a minha cabeça ultimamente, andam a mil.
beijos e quando voltar para a casa, venho com mais calma fazer uma visita.
Adorei a receita da amiga quituteira, sabia qua há bem pouco tempo atras, não conhecia esse bolo salgado.
Agora, com receitinha, vou me familiarizando mais com ela.
beijos

Giuliana: disse...

Oi Vinni,

Que delícia essas receitas! Fiquei gamada na torta. Acho que essa eu arrisco em breve. =)

Beijos

Infinita Arte For Baby disse...

Seo BLOG é delicioso literalmente rsrs !!
Bom Domindo

Anônimo disse...

Oi,Amehlinha querida!
Estou adorando q vc está escrevendo sempre.
Sabe q te admiro muito,gosto muito das suas prosas,do espaço q vc dá pras pessoas,enfim...qdo crescer,quero ser igual a vc kkk
Parabéns pra Kátia e tbem para as receitas.
Bom feriado.
Abraços
Ester

ameixa seca disse...

Adorei o patê :)

orvalho do ceu disse...

Olá, querida Vini
Todas duas receitas bem gostosas, por certo.
Estou oferecendo um Retiro Espiritual em meu Blog até Terça... é tempo de reflexão!!!
Seja muito abençoada e feliz!!!
Bjs de paz

Savarin Gourmet disse...

Amehlia Oi, obrigado por visitar meu blog, por enquanto eu viver no México. em outubro vou morar em São Paulo, que vai manter o seu blog vai aprender com você sobre a culinária brasileira

Velminha disse...

Oi! Que receitas deliciosas.
Mas o exemplo de vida e a fé em Deus com certeza foi a melhor parte.
Um abração!!

Patty Rocha disse...

Adoreeeei!! Ser Quituteira é uma honra! Que bom saber da história de vida de pessoas q batalham tanto.
Eu me identifiquei com a Kátia, tb preciso arregaçar as mangas p ajudar meu marido.


As receitas são ótimas pq não gastamos mto e ficam deliciosas...imagino...risos...
Tenha uma ótima semana!!
Parabéns prá quituteira Kátia

Anita disse...

Esse bolo salgado deve ficar uma delícia, adorei!! E esse patê de ricota é bem parecido com o meu, só que eu acrescento passas pretas, pra dar uma quebrada no sabor forte do alho, bjsssss.

Baú da Dadá disse...

Quirida cumadi,
Adorei tudim na sua casa. Adorei o bolo di coração, acho que inté vô fazê um pá modi amansá o marido...postei um bolo di maçã danado di bão no dia 08/03/2011. Passa lá i pega um pedaço. Também tô forrano uns móvi. Bêjo, i já to ti siguino.
Renata