28/08/2010

Receita: Torta de tomate (dona Hercília)

Que calorão sem fim... precisamos de chuva, muita chuva.

Arréda um tamburete e senta cumadi... mode nóis prosiá un cadin...
de calô humano eu gosto pq faz bem pro coração, né verdádii?!!

Minha sogra Hercília... me ensinou muitas coisas...
e as receitas que fazia guardo comigo com muito carinho.
Essa torta era uma graça, pq além de muito simples e fácil (muito fácil)...
Pela idade avançada ela esquecia de seus conselhos já dados e qdo alterava algo...
dizia meio ranzinza (sempre querendo ensinar)... "... a torta é de tomate e não de milho... ervilha... batata...". E era eu... que sempre alterava... =)

Uma boa história,
fica sempre guardada...
na nossa memória!

Torta de tomate da Dona Hercília

Ingredientes

3 ovos
1/2 xícara (chá) óleo
15 colheres (sopa) trigo
1 colher (sobremesa) fermento
5 tomates picados (sem semente)
2 cebolas picadas
Cebolinha picada
sal
Orégano

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes em uma vasilha... incorporando tudo muito bem.
Tempere com sal ou o tempero de seu gosto.

Nessa hora que eu entro com a alteração =)
Acrescento dependendo da ocasião ou o que tiver em casa...
1/2 lata de milho;
ervilha;
azeitona picada;
queijo minas frescal picado... e por cima coloco rodelas de pimentão para enfeitar.
Adiciono o fermento e mexo delicadamente.

Unte e enfarinhe uma assadeira ou refratário. Despeje a mistura e polvilhe orégano. Forno por mais ou menos 35 minutos.




Achô difícil fia?! =] ... eu gosto é de receita assim... facin facin...

Côiss Cádi Casa

A nossa branquinha chegou com 40 dias... um bebezinho lindo, né?!
Minha filha deu o nome de Pititica...
E agora para nossa surpresa descobrimos...
... é um Pititico!

Com a calopsita funciona assim...
vc saberá se é uma menininha se fizer o Dna
se faz através das penas... Ou esperar cantar...
Só meninos cantam (e como cantam! :)
As meninas ficam 'piando' ou gritando...
(meu cumpadi diz q já saem de fábrica com tpm ... entende nada de nada :)

Os meninos cantam, assobiam e alguns falam (lembra o papagaio)
O Pingoh assobia... canta como quem não tem
problemas na vida... o díintêrinnn!!
E para meu stress ensinei prá ele... "fala mamãe Pingoh..."
e ele responde... " papai! "


A Pikenah, o Pingoh e o Pititico

Um bejim no coração!
=)

20 comentários:

Calma que estou com pressa! disse...

oi cumadi- que recitim boa esta - adoro coisa assim - enfia tudo num trem , mistura coloca o recheio coloca no forno e pronto vou pintar, bordar, blogar ... agora não entendi porque tem que tirar as sementes do tomatiii-
como assim a mulherada já sai de fábrica com tpm - ele não me viu ainda - senão ele diria coisa pior-
nossa quantos bichins tu tem -
eu tenho uma amiga que tem 5 cachorros, 4 gatos e um papagaio - daí tu pensa coitado - deve viver fugindo dos gatos- hamm - ele da o maior pau nos gatos, eles que pensem chegar perto - rsrs - eu mereço isto-
oh a Milena dorme com aquela mascara para dormir , mas não adianta ela amarrou a bolsinha rosa na gata Nani, que dorme com ela se eu tentar pegar, a nani dá o alarme- rss
bjs

Fernanda Fernandes disse...

ai amiga engordo cada vez que passo aqui ,não consigo não tirar a receita...comprei ate´um caderninho que vou dar uma decorada para pasar as receitas de vcs amigas gastronomicas...
bjos inté!

Daniana Bittencourt disse...

Oi Comadre! Também gosto de receitas assim, bem facinhas. Essas tortas são deliciosas. Amei suas criancinhas... até o rebelde que só fala papai kkk
Beijos, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

Marly disse...

Oi, Vinni,

Eu tenho certeza de que essa torta é deliciosa, pois faço uma parecida. A sua (ou da sogrinha, rsrs) deve ser um pouquinho mais sólida pois não leva leite. Huumm, deu vontade de fazê-la, rsrs.
Essa do Pititico deve ter surpreendido a família inteira, né?
Eu não sabia que essa ave podia falar, descobri isso agora, rsrs.
Os três são muito lindinhos!

Um beijo, boa noite e bom domingo.

Chris Ferreira disse...

OI Amehlia,
delícia essa torta de tomate da sogrinha, hein?

Lindo o Pititico. Lindas suas calopsitas meninos.
Sabe que hoje eu estava falando em comprar uma mas tenho medo que a mossa cachorrinha não goste.
Quer dizer que só fala papai. Morri de rir.

beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Monikinha disse...

Adoreiiiiiiiiiii...a receitinha e a prosa da cumadi!!!
Ja sou de casa viu, q tal um cafezinho agora?!?!

Um beijim procê!
ah e brigadim pela visita no meu cantinho!

BARBARA disse...

E brava la tua mamma! Questa torta è proprio un inno all'estate. Me gusta!

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

VINNI ADORO PASSARINHOS ASSIM LINDOS!
ESSA TORTA DEVE SER MUITO BOA MESMO!!
BOM DOMINGO CHEIO DE PAZ!
BEIJO

lia disse...

que torta linda ,amo este tipo de comida rapida parabens pelas fotos ficaram lindas ,no meu blog voce tambem encontra receitas faceis passa lá pra gente prosiá
minhavidaminhanovelapessoal.blogspot.com beijos até

Juliana disse...

Vinni! Adorei a receitinha da sogra. Adoro receitas com tomate assado (não goste dele cru - vai entender). É bem fácil e rápida, essas receitas quebram um galho né. Linda tua "família" de aves... Mas agora tem muito macho por aí, precisa de uma fêmea para botar ordem na bagunça, rsrsrs. Beijos, Ju

Maria Lúcia - Asas da Imaginação disse...

Êta cumádi prendada!Rsrsrs.
Esta torta está com uma aparência ótima!
Gostei de conhecer as "côisde" sua casa... Beijos. Tô te aguardando pra umas prosas com as minhas flores...rsrsrs.

Maria Inês Feijó disse...

Hum, gostei da idéia da torta, guria!!!!Depois que estiver novamente de posse das minhas panelas e utensílios (que atualmente encontram-se em meio a um mar de caixas) eu vou experimentar. Este final de semana só deu para fazer um arroz doce(pq só usei 2 panelinhas...hehehehe) , pior que falta ainda mais 1 semana para aguentar essa bagunça toda...valha-me Deus!!
Bjs, gostei das "calos"!

Trainee de Cozinheira disse...

Oi Vinni, eu adoro essa torta, eu tenho no blog, é bem parecida a receita com pequenas diferenças, bjs
Maura

Xana Bértolo disse...

Adorei a receitinha e o aspecto final... hummm k delícia :)
beijoca amiga

Gina disse...

Vinni, minha flor!
Estava eu viajandinho por uns poucos dias, que é sempre bom, embora meu cachorrinho não possa dizer o mesmo... O coitadinho passou mal na ida e na volta.
Bem, mas vamos falar da torta. Essa tem a sua cara, receitinha fácil... Como gosto de "enfeitinhos", gostei do pimentão usado desse jeito.
Quer dizer então que é um "calopsito"? Que fofos os 3 de "rouge" no rosto...rs!
Bjs.

Figos & Funghis disse...

Adorei esta torta Vinni. Me parece fácil e prática, bem do jeito que eu gosto!
Beijos,
Fabi

Papinha Doce disse...

Tem um aspecto bem gostoso.

Bjinhos
Papinha Doce

Fla disse...

Receitinha mais que anotada porque eu também gosto mesmo é das coisas simples!
E que coisa mais linda essa família de passarinhos...porque já tá virando uma família mesmo né? Risos...
E não sabia dessa que só os meninos cantam, interessante isso!
Beijocas

Debora koso disse...

Bom eu curto seu blog todo ja vim aqui varias vezes copiar as receitinhas,essa pizza facil ameiiiiiiii!!!!!!!

Tempestade disse...

Eu fazia muito essa receita quando era adolescente, e adorava, aprendi com uma senhorinha amiga da minha mãe, e como quase tudo se perde nessa vida a receita foi uma delas, foram tantas as mudanças. e hj graças a esse mundo virtual consegui encontra-la novamente... Obrigada!
o meu papagaio tbm nunca dizia oi mãe, era só oi pai.. dava uma raiva.. hauhau