08/12/2007

Receita: Bolo Panetone

Essa receita é da Palmirinha, ela também deu uma Cuca Alemã.
Ainda não fiz pois estou 'deveras' sem tempo...:]
Mas é ideal pra quem como eu não tem aquele sonho de maquininha de pães em casa e falta habilidade com massas 'biológicas'.. :)
Esse bolo fica uma gostosura, rende, tem cheiro de natal e só usa fermento em pó....tem mió'?!:D

[Bolo Panetone - Lado esquerdo]
Ingredientes:
4 gemas (não usa claras)
250 g de açúcar
180 g de manteiga (sem sal)
1 colher rasa (sobremesa) de açúcar de baunilha
1 colher (sobremesa) de raspas de limão ou laranja
1 colher (sobremesa) de essência de panetone
2 colheres (sopa) de mel
1 pitada de sal
1/2 xícara (chá) de óleo de milho
250 ml de leite frio
500 g de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de fermento em pó
Módifazê ->
Os 03 primeiros ingredientes devem ser misturados bem ou batidos no liquidificador até virar um creme. Em uma vasilha, misture o restante delicadamente até ficar uma massa lisa.
Recheio: (Sugestão)
300 g de uvas passas brancas e pretas (sem sementes)
200 g de gotas de chocolate
50 g de cerejas picadas
Misturar estes ingredientes à massa do panetone e colocar em 02 fôrmas de panetone (500 g) ou 04 fôrmas de 250 g.
Conservação: 15 dias em local fresco. Se adicionar 1 colher rasa (café) de anti-mofo durará 30 dias.

Um bejim!
=)

Outra receita: Muffin Tone

22 comentários:

Isabel de Miranda disse...

Tenho que me aventurar!!! ´Só comi o de compra...este caseiro é outra coisa...beijinhos doces

Nani disse...

Olá vi um comentário seu em um blog amigo e resolvi conhecer sua cozinha, a principio iria só conhecer sem deixar recadinhos, mas de cara me identifiquei com você, por ser mineira e morar em Sampa, eu sou mineira e devo me mudar pra Sampa no meio do ano que vem (morrendo de medo, mas vou) e com essa receita maravilhosa não tem nem como não comentar.
Beijos,
Nani

Nani disse...

Vinni que bom que gosta de minha cozinha e gostou de meu macarrão, fico feliz.
E que pena que vamos nos desencontrar, mas um dia nos vemos, aqui em Minas ou em Sampa, um dia marcamos um encontro em um destes lugares.
Beijos!

https://inspiracoesretroevintage.blogspot.com disse...

Querida Vinni, muito obrigada pelos simpáticos comentários no blog!

Seu bolo está tão convidativo neste
clima natalino!

Parabéns pelo seu capricho!
Um beijão dessa Amélia do Paraná!
Cris

Silvia Arruda disse...

Oi Vinni!! Que bom que passou pelo Doce Casinha e cheguei aqui!! Adorei seu blog! Voltarei sempre viu? Bjos

anna disse...

Pois eu também não tenho a famosa máquina nem jeitinho nenhum para lidar com massas... lol lol
Beijocas, Vinni!

Célia disse...

Obrigado pela vizita tive a dar 1 olhadela no seu blog , está muito simpatico espero voltar + vezes.

Suzana Parreira disse...

Esta receita de Pannetone é mesmo o máximo! Estou tentada a experimentar e tem mesmo sabor de natal.

Obrigada pela visita à minha cozinha e pelo comentário simpático. Adorei a sua e voltarei!

Bj

Laurinha disse...

Hummmm, tenho idéias para estas suas claras dando sopa........
Agora, este bolinho, delícia, hein!
Beijinhos,

Goreti disse...

Menina, qdo chega essa época, humm, delícia.Passas, cereja, raspa de laranja, tudo lembra o gostinho de Natal.Já me equipei, em breve vou postar uma receita natalina.
Espero sua visita e quero dizer que seu blog tá um charme.

m@ria...m@rie...m@ry disse...

ola Vinni... um dia hei de postar a receita da patanisca!!! � um salgado tipico portugues que leva bacalhau! muito "tudibom" :DDD

gostei muito da receita postada ai em baixo da omelete :D abre mesmo o apetite!

beijinho

® disse...

COZINHAR COM ANJOS - NANI - CRIS - SÍLVIA - ANNA - CÉLIA - SUZANA - LAURINHA - GORETI - MARIA ->
Eu fico feliz da vida por vê-las por aqui, volte mais vezes, tá?!:]

Karen disse...

Que curso gostoso! A Palmirinha deve ser mesmo um amor de pessoa!

Anônimo disse...

Oi Vinni,
estes pratos s�o mais demorados,
mas estou fazendo outros que acredito d�em tempo de te entregar,
vou post�-los amanh�!
Bjo
Vera do ceramica

Anônimo disse...

óia procê vê uma amiga da terra!!!
adorei saber que eu num sô a única mineirinha por aquiiii!!!
e adoreeeeeeei sua cozinha, a minha tem só um cadim de receita por conta do tempo que me falta e pq é novinha tb! vai lá me visitar, prosear mucado comigo!
Vc é de qual cidade de Minas?
inté!!

Alessander Guerra disse...

Essa mesa está uma tentação! Gostei do seu Amehlia Digital.

até
Alessander Guerra
www.cuecasnacozinha.blogspot.com

Fer Guimaraes Rosa disse...

oi, Vinni,

adorei o nome do seu blog! ;-)

um beijo,

Pitadasdilu disse...

Nossa Vinni, que linda mesa e esse Panetone tá uma belezura !!
Bjos, Lú.

Beatriz Belliard disse...

e faz bonito este bolo nao é ? bjs

® disse...

BIA -> Bonito e gostoso..humm :]

Café Vinil Poá disse...

Delicia,, feliz natal.. beijossssssssssssssssssssssss

Fay van Gelder disse...

Ainda ontem estive a fazer um light :) para o natal a sua mesa está linda :)

Bjo